Livro sobre o Mapa de Conflitos envolvendo injustiça ambiental e saúde no Brasil será lançado amanhã em Salvador – BA

Capa Mapa de ConflitosCPT/BA

Um inventário dos conflitos envolvendo injustiça ambiental no Brasil, que mostra como estes estão aumentando em número e gravidade, como resultado de um projeto hegemônico de desenvolvimento injusto e insustentável. É o que nos revela o livro Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil: o Mapa de Conflitos (Editora Fiocruz), que será lançado amanhã, dia 27 de maio, às 15h, no auditório do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), Rua Ribeiro Santos, 42, Pelourinho, Salvador -BA), com a presença de uma de suas organizadoras, Tania Pacheco – que o coordenou ao lado de Marcelo Firpo Porto (Fiocruz) e Jean Pierre Leroy (Fase) – e Diogo Rocha, um dos autores. A apresentação do livro é de Joan Martinez Alier (Universidade Autônoma de Barcelona).

O livro é resultado do trabalho meticuloso e mundialmente pioneiro vinculado ao Projeto ‘Mapa de Conflitos Envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil’, iniciado em 2008, sob a responsabilidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Federação dos Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), com apoio do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde.

O Mapa visa dar visibilidade aos conflitos socioambientais provenientes das lutas contra as injustiças e o racismo ambiental nos territórios, contrapondo-se à lógica antidemocrática, que restringe o exercício da cidadania dos povos e comunidades atingidos por projetos de desenvolvimento, os quais são considerados pelas forças hegemônicas como entraves ao desenvolvimento e não sujeitos de direitos. O livro, por sua vez, apresenta em oito artigos o Mapa de Conflitos, sua concepção e metodologia, e traz análises e conclusões sobre os diferentes embates nele mapeados, bem como sobre alternativas para o futuro.

O lançamento é uma promoção das seguintes entidades baianas, que se unem à Editora Fiocruz: Conselho Estadual de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), Comissão Pastoral da Terra (CPT/BA), Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE/BA), Movimento Paulo Jackson, Geografia dos Assentamentos na Área Rural (GEOGRAFAR / UFBA), Grupo Ambientalista da Bahia (GAMBÁ),  Caritas Regional NE III, Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (SASOP), Coordenadoria Ecumênica de Serviços.

O lançamento contará com uma apresentação do Mapa de Conflitos e da publicação por Tania Pacheco. Ela mostrará como o mapa funciona, como pode e deve ser usado nas lutas dos setores populares; e fará uma síntese crítica e política do que ele nos mostra, denunciando a realidade do País, a partir das forças em conflito, suas causas e consequências.

Estarão presentes e darão depoimentos representantes de comunidades baianas em conflitos descritos no livro: Povo Tupinambá (Olivença), Quilombolas de Rio dos Macacos (Simões Filho) e Mulungu (Boninal), Fundos de Pasto (Monte Santo), Atingidos pelo Polo Naval na BTS (Ilha de Maré), Atingidos pela mineração de chumbo (Santo Amaro da Purificação), Atingidos pela mineração de urânio e por parques eólicos (Caetité).

Serviço

O que? Lançamento do livro Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil: o Mapa de Conflitos (Editora Fiocruz), organizado por Marcelo Firpo Porto, Tania Pacheco e Jean Pierre Leroy.

Quando? 27 de maio de 2014, terça-feira, às 15h.

Onde? Auditório do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), Rua, Ribeiro Santos, 42, Pelourinho, Salvador.

Quem? Com a presença de Tania Pacheco, uma das organizadoras, Diogo Rocha, um dos autores,  e comunidades em conflito.

Como? Apresentação do Mapa de Conflitos envolvendo injustiça ambiental e saúde no Brasil, seguida de lançamento da publicação, depoimentos de atingidos.

Comments (9)

  1. A CPT Bahia tem alguns exemplares que está vendendo inclusive mais barato. Outra hipótese é direto com a Editora da Fiocruz, pela internet. Eles enviam.

  2. Me interessei muito pelo livro, mas moro no interior em Jequié/Ba, como faço para comprar?

  3. Samyr,
    a CPT Bahia ficou com alguns exemplares para vender. Fora isso, é possível também encomendar via internet à Editoria da Fiocruz. Mas acho que com a CPT será mais fácil e por preço mais em conta.

  4. olá… como faço para conseguir um exemplar. sou estudante da UFRB e acompanho umas comunidades tradicionais daqui do recôncavo que tb estão em conflito.

  5. Oi, Luciana,
    infelizmente não pudemos adiá-lo porque tínhamos passagens marcadas de retorno. Foi uma pena, pois nossa expectativa era grande, principalmente em relação à presença dos movimentos sociais, comunidades tradicionais, quilombolas e povos indígenas. E, com a greve (que na Bahia testemunhamos que funcionou mesmo, pois nem almoçar a caminho da palestra conseguimos! E ainda chegamos atrasados…), essa participação ficou totalmente prejudicada. Como você, outras pessoas e representantes de comunidades simplesmente não conseguiram chegar. Mesmo a turma de Salvador teve dificuldade, inclusive.
    De qualquer forma, o lançamento foi feito e, caso você queira o livro, os volumes restantes estão na sede da CPT.
    Tenha a certeza de que ninguém ficou tão frustrada quanto eu!
    Tania.

  6. OLá, aqui em SSA, por causa da greve dos rodoviários, houve muitos transtornos e não sabemos se houve ou não o lançamento. Sabe informar se foi adiado?!!

  7. Lourdes,
    não sei em qual estado você está, mas ele pode ser comprado pela internet no site da Editora da Fiocruz.

  8. Santo Amaro,Ba,faz parte desse Mapa de Conflitos Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil,uma historia de racismo ambiental emblemática ate hoje, em 4 décadas de exposição da contaminação de forma perversa e intocáveis, manipuladas por varia mentes nocivas e perversas….,assim como as milhares de injustiça ambientais no Brasil que convivem com esses ranços,que Bom que ao menos os movimentos sociais da Bahia estão a promover esse lançamento do Mapa, parabéns Tânia Pacheco do Combate Racismo Ambiental pelo trabalho de visibilidades

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.