Fortaleza: Manifestantes pelo Passe Livre e contra a Copa são encurralados pela Polícia

Nigéria Audiovisual

Ruas adjacentes do bairro Montese foram cobertas por gás lacrimogêneo no final da tarde da última quinta-feira (15). Estudantes secundaristas, universitários e trabalhadores se dispersaram correndo ao serem atacados pela Polícia Militar na Av. dos Expedicionários, a 6 quarteirões da Etufor. O quarto ato pelo Passe Livre e pela entrega imediata das carteirinhas estudantis não chegou ao seu destino, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza.

Após o rápido confronto com a PM, os manifestantes espalharam-se pelo bairro, no escape do gás e das abordagens policiais, até se reagruparem novamente na Av. dos Expedicionários e retornarem em marcha ao local de partida — o Instituto Federal do Ceará, na Av. 13 de Maio. Lá, foram cercados pelo Batalhão de Choque. A maioria buscou abrigo na instituição federal de ensino, resguardados do impedimento legal da PM em entrar no espaço. Apesar disso, bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral foram disparadas nos jardins da antiga Escola Técnica e alguns secundaristas, a maior parte dos manifestantes, tiveram que se proteger em salas da instituição.

Pedras foram arremessadas em resposta, e barricadas improvisadas com sacos de lixo. O confronto encerrou-se apenas por volta das 20h, após a realização de uma plenária e a gradual retirada dos manifestantes. Um grupo de 20 a 30 pessoas ainda resistiu por mais alguns minutos e foi dispersado pelo Batalhão de Choque no cruzamento da Av. 13 de Maio com Av. da Universidade. Novos protestos foram anunciados para os próximos dias.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Rodrigo de Medeiros Silva.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.