Itão Kuêgü – “As hiper mulheres”

Vídeo postado en Vimeo por LA REVOLUCION ES AHORA!

Combate Racismo Ambiental

As informações abaixo foram retiradas da página do premiadíssimo documentário As Hiper Mulheres, que merece ser visitada. Embora não apresente o vídeo em si, ele traz dados importantes, como os créditos, com os nomes d@s indígenas participantes, e o próprio making of do vídeo, que no original tem legendas também em espanhol, francês e inglês. Uma observação: para as legendas, os diretores optaram por usar termos coloquiais, para serem fieis ao espírito e ao humor existentes nas relações entre @s indígenas.

Sinopse: Temendo a morte da esposa idosa, o marido pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar mais uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.

Sobre os diretores:

Carlos Fausto – Professor de Antropologia do Museu Nacional-UFRJ e pesquisador do CNPq e da Faperj. Realiza pesquisas na Amazônia desde 1988. Publicou vários livros e artigos sobre povos indígenas. Desde 2002, coordena projetos de capacitação em vídeo-realização com o Vídeo nas Aldeias e a Associação Indígena Kuikuro do Alto Xingu dos quais resultaram, entre outros, os filmes O dia em que a lua menstruou (2004) e Cheiro de Pequi (2006). É fotógrafo e documentarista.

Leonardo Sette – Participou de oficinas na Escuela Internacional de Cine y Televisión (CUBA, 1999), La Fémis (Paris, 2003) e graduou-se em História do Cinema na Sorbonne (2006). Entre 2002 e 2010, participou de oficinas do projeto Vídeo nas Aldeias, contribuindo na formação e nas produções de cineastas indígenas. Dirigiu os curtas-metragens Ocidente (melhor filme do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro), Confessionário e, com Isabel Penoni, Porcos Raivosos, selecionado para a Quinzena dos Realizadores em Cannes.

Takumã Kuikuro – Desde 2002, participa de oficinas de formação audiovisual do Vídeo nas Aldeias e, desde 2004, coordena o Coletivo Kuikuro de Cinema. Recebeu diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais por O dia em que a lua menstruou (2004) e Cheiro de Pequi (2006). Em 2011, iniciou formação como editor na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Atualmente, coordena oficinas de vídeo em várias aldeias do país e, recentemente, realizou o curta-metragem Pele de Branco com seu irmão Mahajugi Kuikuro,

Produção executiva: Carlos Fausto e Vincent Carelli.

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.