Da casa não abrimos mão : 10 mil camponeses se mobilizam em todo o Brasil hoje pelo direto a moradia

mpa protestosMovimentos sociais do campo mantém ocupadas instituições financeiras em 13 estados por tempo indeterminado

Por comunicação MPA 

A moradia digna é parte fundamental da vida das famílias camponesas, para muitas ainda é um sonho que com a morosidade e a falta de prioridade do estado se torna ainda mais distante de se realizar. Preocupados com  a situação do Programa Nacional de Habitação Rural, movimentos sociais e sindicais ocupam  hoje ( 29) diversas instituições financeiras em treze estados brasileiros exigindo que o estado cumpra com  um direito assegurado pela constituição mas esquecido  pelo governo – o direito a moradia.

Para Anderson Amaro da coordenação nacional do MPA, a moradia  é uma parte estrutural para o campesinato “ a moradia digna tem a capacidade de retomar a auto estima da família camponesa, alem de ser um direito e fundamental para garantir as famílias no campo com dignidade,  conseguimos dar avanços significativos com a luta do povo desde  2002 quando o MPA iniciou essa luta, no entanto não podemos admitir que esse processo seja congelado pelo estado como está no momento”, afirmou Anderson.

Caio Santana do coletivo nacional de habitação do MPA  relata que  a mobilização do campesinato e fundamental para   que o programa avance de fato. “Nesse momento mais de 10 mil camponeses estão mobilizados em todas as regiões do Brasil, do sul ao norte literalmente, sindicatos, Movimentos da Via Campesina, paralisaram as Caixas Econômias, Bancos do Brasil e outras instituições públicas responsáveis por operacionalizar o PNHR em 13 estados até então, queremos que as questões normativas que incluem os posseiros e os assalariados rurais ao PNHR devem ser resolvidas de forma definitiva, pois estamos falando de um público significativo que chega a mais de 2,5 milhões de famílias que hoje estão fora do Programa”, afirmou Caio.

Foi  garantida para as 14 horas de hoje uma reunião em Brasília entre  os Movimentos e o  grupo de trabalho de habitação do governo juntamente  com os secretários executivos dos ministérios.

Os Movimentos apresentam uma pauta unitária que entre outros pontos trazem  a demanda do aumento do recurso para a construção, a criação de um  conselho nacional de habitação rural , e  que as demandas apresentadas sejam  contempladas com o PAC 3.

Informações:  0 61 9684-6455  Anderson Amaro

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.