‘Os índios em Alagoas não têm o que comemorar, estão abandonados’, diz Cimi

Ritual Indígena. Foto: Zennus Feitosa
Ritual Indígena. Foto: Zennus Feitosa

Alagoas 24 horas

Os 12 povos indígenas em Alagoas se sentem abandonados pelo poder público e chegam a dizem que não há o que comemorar neste dia do índio – lembrado neste sábado, 19. A data é considerada por eles como mais um dia comercial em que é levado para as escolas e apresentados numa ‘visão ocidental’ e ‘romântica’, que segundo eles, chegam a ‘esconder’ a realidade que se estende para os aproximados 20 mil índios no Estado.

Para Zennus Feitosa, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), os problemas são dos mais diversos e que essa realidade não é discutida na sociedade, muito menos nas escolas. Ainda segundo ele, a educação oferecida nas escolas não corresponde com a realidade, e, “que ela esquece do processo histórico e do genocídio contra os índios, além dos atuais problemas de ordem política, inclusive”.

“Neste dia não há o que comemorar, os índios de Alagoas não tem acesso a saúde, o processo de demarcação das terras, a exemplo dos Xucuru-Kariri foi travado, pelos nossos senadores, além do entrave sobre a educação em área indígena”, destacou o missionário.

A educação indígena, segundo Feitosa, atualmente espera o projeto do governo que institui a categoria de professores indígenas. “Conseguimos que o governador publicasse a portaria para a realização de um concurso público para a contratação de professores especializados em educação indígena, mas isso só foi possível depois que o Ministério Público Federal (MPF) deu o ultimato”, destacou.

Rituais

Durante o período da quaresma, as tribos indígenas realizam os rituais. Segundo o missionário do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Zennus Feitosa, esse período da semana santa é, também, um momento de reflexão e ritual para os índios.

Esse processo, segundo alguns historiadores, se dá devido ao processo de aculturação e missão dos enviados pela Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) para catequizar os índios para utiliza-los na exploração das riquezas do Brasil, à Europa.

Comments (1)

  1. gostaria de dizer que o número de indígenas em Alagoas é entre 1500 à 1600 indivíduos.Desde 2010 que não há senso. A FUNAI está tentando realizar desde o ano passado e não consegue.

    Uma Feliz Pascoa!

    zennus Dinys

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.