Pedido de carta de apoio ao trabalho agroecológico de José Ferreira, ameaçado por processo a ser julgado em 19 de março, em Angra dos Reis

sitio São José Angra

Por Cristhiane da Graça Amancio

É com urgência que peço a todos que conhecem a realidade do Sítio São José, em Paraty, que façam uma carta de protesto, apoio ou moção pelo fato da posse conferida ao Senhor José Ferreira estar em xeque na Justiça Federal, para serem utilizadas na audiência que se dará no dia 19 de março de 2014, às 13:15h, na 1ª Vara Federal, em Angra dos Reis. Quem quiser e puder comparecer, será muito válido. Mas reiteramos a urgência e importância para que autarquias, civis, instituições públicas e privadas, ONGs e demais organizações nos encaminhem suas cartas, ajudando a comprovar que um mundo sustentado pela agricultura agroecológica é possível.

Está sendo alegado, entre outras coisas, que há interferência antropológica nos limites do Parque Nacional Serra da Bocaina (PNSB), danificando a Mata Atlântica, sendo que no mesmo laudo há provas concretas de recuperação e manutenção de área degradada realizada pelas mãos do agricultor e da sua família, ao longo dos anos de posse da terra. 

Contra o Senhor José Ferreira, são pedidos (1) a demolição das edificações existentes, com a retirada do entulho resultante e sua destinação adequada fora dos limites do PNSB; (2) a eliminação das espécies da fauna e flora exóticas (muitas espécies estão citadas como exóticas de forma errônea no laudo); e (3) posterior abandono definitivo da área pela pessoa que vem sendo responsável pela recuperação natural da mesma.

Não são necessárias mais delongas para quem conhece a história do Sítio São José, bem como a de seu fundador, José Ferreira, que juntamente com sua família lutou para que houvesse interação sustentável entre o homem e a natureza, da qual, por motivos óbvios, não podemos nos desvincular. Ele sempre defende: “não é isolando o homem da natureza que se vai preservá-la. É reinserindo o homem na sua própria essência enquanto parte dela, através da educação e da agricultura sustentável, que conseguiremos a preservação e reestruturação para esta e as próximas gerações”.

Segue o e-mail para envio da carta: [email protected].

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.