
Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental
A partir das 8 horas do dia 13 de março, quinta-feira, a Retomada Esperança será transformada em campus pelo Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Numa iniciativa ao mesmo tempo inédita, bela e coerente, a ‘academia’ se deslocará para a Terra Indígena Taunay/Ipegue, ainda em disputa em Aquidauana, para a realização da banca de defesa de mestrado do advogado Luiz Henrique Eloy!
O título do trabalho é Poké’exa ûti – O território indígena como direito fundamental para o etnodesenvolvimento local, e a banca será integrada por: Prof. Dr. Josemar Campos Maciel, da UCDB; Prof. Dr. Heitor Romero Marques, também da UCDB; e Prof. Dr. Antonio Hilário Aguilera Urquiza, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Segundo o convite, está confirmada a presença do corpo discente e docente do Programa de Pós-Graduação da UCDB, bem como a vinda de vários alunos europeus. [E com certeza eu também estarei lá, na força da felicidade e da torcida].
Dia 28 de fevereiro passado, participei da banca de um TCC sobre Segurança Alimentar e Nutricional de crianças indígenas. Em um curso (Nutrição) em que cada vez mais a moda diz que o bom é ficar com o corpinho de celebridades, ainda tem gente que se debruça sobre temas relevantes.