PA – Prefeitura de Jacareacanga demite 70 professores Muduruku das escolas indígenas do Alto Tapajós

Munduruku e outros povos assistem revoltados à instalação da comissão da PEC 215. Foto: internet
Munduruku e outros povos assistem revoltados à instalação da comissão da PEC 215. Foto: internet

Por Bebel Gobbi

A Prefeitura de Jacareacanga, Pará, demitiu 70 professores Munduruku que atuam nas escolas indígenas do Alto Tapajós, usando para isso uma lei municipal que contraria todos os princípios e diretrizes da Educação Escolar Indígena Diferenciada, de regulamentação federal.

Exigir que os professores indígenas tenham formação em nível superior é um contrassenso e desrespeita a legislação nacional que rege a Educação Escolar Indígena. As demissões, portanto, são completamente arbitrárias.

NÃO À COLONIZAÇÃO DAS ESCOLAS MUNDURUKU!

PELO RESPEITO À EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DIFERENCIADA!

Abaixo, a lista d@s professor@s demitid@s, com a alegegação de não terem a “formação mínima exigida” pela Prefeitura de Jacareacanga:

Professores Munduruku demitidos 1 Professores Munduruku demitidos 2

Comments (3)

  1. Se professor indígena não formado que fala sua própria língua não pode trabalhar na educação de sua aldeia, assim, professor não índio, mesmo formado, que não sabe munduruku, também não deveria estar lá, pois com certeza não cumprirá a educação bilingue e diferenciada prevista em Lei.Em síntese: a educação indígena não pode ser mais uma vez sufocada e substituída pelos interesses políticos dos não índios que apenas destróem a cultura das aldeias.

  2. E o Prefeito de Jacareacanga é servidor da FUNAI licenciado para o cargo, eleito que foi, certamente com a maioria dos votos indígenas, já que no município são a maior população. Em 2016 tem nova eleição !.Se os índios forem depender de professores de nível superior é melhor fechar as escolas. Espero que os demitidos persistam ensinam seus parentes, esse é o único caminho.

  3. Assine essa Petição: Secretaria Nacional dos Povos Indígenas.
    “Nosso progresso moral”, diz Lovelock, “não acompanhou nosso progresso tecnológico.” INFELIZMENTE, NO BRASIL A HISTÓRIA SE REPETE…
    PASSARAM-SE 513 ANOS… O GENOCÍDIO CULTURAL CONTINUA…
    Índios no Congresso Nacional com o mandato de deputado ou senador pararepresentá-los? Onde não há Juízes? Governadores, Prefeitos? Tudo por quê? O Estado, Governo e a Sociedade não vê o índio como um cidadão. Vê como um “Dalit” intocável. Atitudes valem mais que palavras!
    http://www.avaaz.org/po/petition/Secretaria_Nacional_dos_Povos_Indigenas/ ?

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.