Fundo Brasil de Direitos Humanos: Edital Anual 2014 terá apoio especial para ONGs do RS

fundobrasil_mosaicoA partir de acordo firmado entre o Fundo Brasil e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, todos os projetos inscritos por organizações gaúchas, no âmbito do Edital Anual 2014, serão submetidos a um processo de seleção próprio.

O Fundo Brasil de Direitos Humanos e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul anunciaram, dia 6, uma parceria que vai viabilizar o apoio financeiro a pelo menos seis projetos de organizações gaúchas, no âmbito do Edital Anual 2014. O diretor presidente do Fundo Brasil, Sergio Haddad, esteve em Porto Alegre (RS) para assinar o protocolo de intenções, ao lado do secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira. O protocolo tem validade de um ano.

Sergio Haddad, destacou o ineditismo da parceria, uma vez que nenhum órgão governamental havia firmado acordo com a instituição para o apoio a projetos. “A seleção dos projetos será autônoma e realizada pelo Fundo Brasil, com a participação de especialistas independentes. O repasse dos recursos aos projetos aprovados será viabilizado por meio de convênio entre a organização e o Governo do Estado”, explicou.

O tema “Combate à discriminação e à violência institucional”, bem como o prazo de inscrição (21 de fevereiro) são os mesmos do Edital Anual 2014, mas os resultados serão divulgados antecipadamente, até 30 de abril. A parceria amplia a atuação da Fundação naquele Estado.“Queremos ajudar também os projetos com menor visibilidade e não convencionais para suscitar que estas iniciativas também possam ter linhas de financiamento”, afirmou Pereira.

Outros critérios

Assim como no Edital Anual 2014, podem propor projetos organizações sociais sem fins lucrativos. Porém, nessa linha específica, só podem se inscrever aquelas que sejam formalizadas e tenham CNPJ. Projetos de indivíduos, organizações governamentais, universidades, organizações internacionais, partidos políticos ou empresas, não serão aceitos.

Podem ser enviadas propostas com valor total de no mínimo R$ 20.000,00 (vinte mil reais) e no máximo R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), para até um ano de duração.

Dúvidas serão respondidas somente pelo email: [email protected].

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.