Quarta usina nuclear do Brasil pode ser instalada no Norte de Minas Gerais, próximo ao Rio São Francisco

Internet/ Ilustração
Internet/ Ilustração

As próximas usinas nucleares a serem construídas no Sudeste, depois de Angra 3, podem ser instaladas no Norte de Minas Gerais, próximo ao Rio São Francisco.

Por  redação Gerais News

A Presidência da República deve decidir ainda neste ano onde deverá ser construída a quarta usina nuclear do Brasil. Relatório preliminar do Governo Federal aponta algumas alternativas: Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe ou o sertão de Minas Gerais. O Brasil produz, atualmente, energia nuclear em três usinas: Angra 1, Angra 2 e Angra 3. Elas formam a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. A produção deste tipo de energia ocorre quando há a fissão dos átomos. Este recurso é não-renovável.

De acordo com a Indústrias Nucleares do Brasil (INB), uma instituição ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia, uma instalação nuclear não pode causar explosão atômica. “Tal receio não tem qualquer fundamento, já que a concentração de urânio-235 é muito baixa (cerca de 3%), não permitindo que a reação em cadeia se processe com rapidez suficiente para se provocar uma explosão. Ao contrário dos reatores que são concebidos para reter as substâncias radioativas, as bombas são concebidas para tornar eficaz a sua dispersão”. A quarta usina nuclear brasileira pode demorar aproximadamente oito anos para começar a produzir.

Em março do ano passado, o jornal Valor Econômico já tinha publicado uma matéria informando sobre a possibilidade do Norte de Minas receber a quarta usina nuclear, próximo ao Rio São Francisco. A área é a preferida na avaliação preliminar feita por técnicos da Eletronuclear e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) sobre os sítios indicados para a construção de centrais nucleares na região. De oito localidades seleciona-das no Sudeste, cinco estão no Estado de Minas Gerais.

Comments (6)

  1. ESTA PRESIDANTA É LOUCA DELA SE ESPERA TUDO, AINDA BEM QUE O EX PREFEITO Ñ SE ENCONTRA MAIS EM EXERCICIOS SENÃO SERIA UM PRATO FEITO PARA ELES.

  2. Quero compactuar 100% com todos os posts acima, especialmente do Adeilson Lopes, que cita a região como um “vazio de gente” e de políticos decentes – se é que existe – que possam defender a região deste ato criminoso. Estará próximo ao centro do país, se houver um acidente, ele será irradiado para os quatro cantos do Brasil. Triste, não vamos deixar!!!!

  3. “A área é a preferida na avaliação preliminar feita por técnicos da Eletronuclear…” Porque? Porque é historicamente tida como vazio de gente por este Brasil opulento, ditador, sanguessuga dos territórios da sociodiversidade; e que não se modificou – ambiguidade dolorosa essa – nem mesmo quando governado por uma ex-torturada pela ditadura militar. Avancem sobre o Grande Sertão! Avancem sobre a Amazônia! Este é o governo Dilma, nada mais.

  4. Não só ambientalistas, Luiz Spinola, mas 100% das pessoas inteligentes, dignas e de bom senso deste País.

  5. Triste notícia. Há muito se sabe que 99% dos ambientalistas são contra a continuidade do programa nuclear brasileiro. Além de não-renovável, a energia nuclear representa risco permanente de vazamento radioativo, além de produzir lixo atômico caro e eterno. Dinheiro do povo tem de ser gasto em desenvolvimento e utilização de energias limpas, como a eólica e a solar.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.