Ato Público Unificado: 14 anos do vazamento de óleo da Petrobras na baía de Guanabara. Amanhã, 17 de janeiro

ganso vazamento-de-oleo

Por Sérgio Ricardo

O Fórum dos Pescadores e Amigos do Mar, formado por pescadores artesanais, ecologistas, sindicalistas e movimentos sociais, realiza o Ato Público “14 anos do vazamento da Petrobras na baía de Guanabara, sem pagamento da indenização financeira a milhares de pescadores artesanais impactados” amanhã, 17 de janeiro, às 10 horas, para rememorar os fortes impactos ambientais ao ecossistema da Baía de Guanabara e os prejuízos econômicos sofridos pelas comunidades pesqueiras impactadas pelo maior acidente ecológico do país, ocorrido no dia 18 de janeiro de 2000 em duto da PETROBRAS que despejou 1,8 milhões de litros de óleo nas águas da Baía.

Este ato estaremos levando para a porta da empresa redes de pesca sujas de óleo, cartazes e faixas e serão distribuídas à população pizzas de sardinha como símbolo do descaso, da omissão e da falta de sensibilidade social da corporação com os pescadores que, desde o vazamento, perderam renda e trabalho e vivem com baixa qualidade de vida. Muitas mulheres viúvas de pescadores vivem em situação de extrema pobreza e com a incerteza se serão um dia indenizadas ou não!

Passado 14 anos do vazamento, até hoje a PETROBRAS não pagou a indenização financeira, estimada em mais de R$ 1 bilhão, que deve a milhares de pescadores da Baía de Guanabara cujo valor foi determinado pela Justiça em ação que condenou a empresa pelo vazamento de 2000 provocado por problema operacional no oleoduto que liga a REDUC (refinaria Duque de Caxias) ao terminal da Ilha d´Água, na Ilha do Governador, e que na época sequer tinha licença ambiental para operar!

Este acidente ecológico, considerado o maior do país, reduziu em 90% a produção pesqueira na baía e provocou o empobrecimento e maior exclusão social destas comunidades tradicionais que, desde então, encontram-se sem condições dignas de trabalho e de Vida.

DIA: 17 de janeiro de 2014, sexta-feira, às 10 horas

LOCAL: sede da PETROBRAS – Av. Chile, s/n – Centro – Rio de Janeiro

Comments (1)

  1. gostaria do numero do processo !! eu sou um dos pescadores que esta na lista dada pela Petrobras a associação de pescadores .. mais não consigo mais ver esta lista ? e precisava do numero deste processo , por favo se a alguém ai que possa da este numero dês de já agradeço

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.