Ódio ao índio e uma ode à violência: caso Humaitá

Foto: Raolin Magalhaes -Folhapress
Foto: Raolin Magalhaes -Folhapress

Por Eustáquio José, em Um Brasil de Verdade

Eu me fio aqui na interessante nota do CIMI (Conselho Indigenista Missionário) do Combate Racismo Ambiental  na qual se pode ver duas coisas: mais uma vez o índio é refém da forma brutal como as pessoas alienadas o enxergam e podem correr risco de vida, como sofrem e são vítimas o ano inteiro e ninguém faz alarde algum para o fato, e o quanto a nossa mídia incita o ódio e a violência contra a população indígena desse país.

A morte do cacique Ivan Tenharim, ocorrida no começo desse mês, e a inexplicável situação de não se saber nada sobre ela não causa o interesse da mídia, mas o suposto desaparecimento de três cidadãos da cidade de Humaitá representa uma prova cabal da periculosidade do índio e da necessidade de combatê-los com as armas civilizadas: mídia e invasões descontroladas de “brancos” (foi assim que o Jornal Nacional se referiu aos não-índios que queimaram pedágios indígenas e também ameaçaram invadir as propriedades dos índios para fazer a tal justiça com as próprias mãos).

De acordo com a mídia dominante nós sempre sabemos aquilo que convém e a mentira é decantada e tratada como ouro até que você e eu, cidadãos que queremos saber do que ocorre em nosso país, só ficamos observando a suposta maldade e leviandade dos índios do nosso país. Além de exterminarmos milhares de tribos e índios em pouco mais de quinhentos anos de história, nós ainda dizemos que são hostis e violentos ao ponto de serem capazes de sumir com três homens inocentes. Mas e o cacique Tenharim?
O Ministério Público Federal do Amazonas está atuando e tentando conter o furor dos não-índios, sempre com o patrocínio velado ou escancarado pelos interesses dos ruralistas, e garantir o mínimo de integridade aos índios. A cobrança do MPF-AM de que haja fiscalização da reserva ante os inúmeros discursos e manifestações de ódio de pessoas em dezenas armadas de serras, machados e outras armas, vestidas de sociedade civil (da pior e mais covarde possível das formas de comportamento) e que índios não se tornem os corpos ideais e sejam expiados nessa cena de barbárie humana. Mais uma vez apelamos para que o índio seja ajudado e não se iluda o povo com a mentira (que a Rede Globo quis passar) de uma agressão gratuita dos indígenas a esses três desaparecidos.

Há uma inversão em relação ao caso Amarildo, por exemplo. Enquanto este sumia sem deixar vestígios e a política militar não explicava o fato da tortura cometida na UPP da Rocinha, os índios são acusados de algo que nem de longe parece estar devidamente provado que existiu. Assim como Amarildo, o cacique Ivan, grande ativista pelos direitos indígenas, foi espancado e veio a falecer. Porém, esse fato foi pouco noticiado em detrimento do show de pirotecnia que é feito em torno desse caso, conforme os amigos e as amigas estão vendo diariamente em vários veículos de televisão.

Até segunda ordem o que nós estamos vendo é uma sistemática ação de culpar os índios de algo que nem de longe possuem culpa. Se por séculos foram acuados e jogados em pequenos perímetros de terra, e ainda têm que tirar essa terra das presas famintas do agronegócio ruralista, então algo está visivelmente claro aqui: da parte do índio não parece haver motivação o suficiente para sair matando “brancos” (sic) a torto e a direito. A luta indígena é desprestigiada cada vez que alguém denigre o objetivo factual e transforma esse objetivo numa simples troca de homicídios, terreno no qual os não-índios, em especial os ruralistas ávidos por dinheiro e poder, são experts.

Prestem bem atenção! O ódio ao índio é um imaginário difundido e parece mais um mantra subliminar que é assustador. Prestem bem atenção ao que será feito nesses dias. Antes de os respectivos mandantes e executores, inclusive os midiáticos, se unirem para o espocar da champanha, nós ainda poderemos ver vários assassinatos cometidos contra os índios e a tentativa de só punir de forma ostensiva e cultural quem é vítima.

Assim se cria um ciclo de violência e assim se faz com que esse ciclo pareça natural quando, na verdade, não se trata de uma historinha em quadrinhos, mas da vida real de milhares indivíduos que lutam ardorosamente para existir.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.