Nota de repúdio da Articulação dos Povos Indígenas de Rondônia

cocarA Articulação dos Povos Indígenas de Rondônia (AIR), criada para defender, promover e lutar pelos direitos destes povos, vem a público manifestar seu repúdio e insatisfação contra os protestos em relação aos povos indígenas Tenharin e Parintintin na cidade de Humaitá, Sul do Amazonas.

No inicio do mês de dezembro o Cacique Ivan Tenharin foi atropelado na Rodovia que corta a Terra Indígena Tenharin, e os índios suspeitam de um assassinato, a mando de não indígena.

No dia 16 de dezembro desapareceu 03 pessoas vistas próximo à Terra Indígena Tenharin no Km 85 na BR 320 na Transamazônica no município de Humaitá. Com a falta de informações sobre as buscas conduzidas pela Policia Federal de Rondônia revoltou familiares e amigos dos desaparecidos e assim culpando os povos indígenas pelo fato ocorrido.

Os protestos iniciaram na tarde desta terça-feira (24/12/13) por familiares dos desaparecidos. Na noite de quarta-feira (25/12/13), os familiares e a população de Humaitá iniciaram uma manifestação aterrorizante contra aos indígenas, incendiando o prédio da FUNAI, SESAI e as duas Sedes das Organizações Indígenas Tenharin e Parintintin, além de barcos, carros e motocicletas que prestavam assistência aos indígenas, tendo um prejuízo de mais de 2 milhões. Os grupos indígenas que reside no município, de aproximadamente 140 pessoas entre crianças, jovens, adultos e velhos ficaram apavorados com  esse terrorismo, não tendo para onde ir que pediram proteção no Quartel do 54 Batalhão de Indantaria de Selva (BIS).

A Articulação dos Povos Indígenas de Rondônia – AIR vem solicitar encarecidamente com o máximo de urgência aos órgãos competentes como FUNAI, Ministério Publico Federal, Ministério da Justiça e Secretaria Geral da Presidência da Republica, que tomem providencias quanto à proteção dos povos dessa região. Pedimos também providências quanto à investigação do assassinato do cacique Ivan Tenharin e que os culpados sejam punidos. E que seja apurado quanto à marginalização feita aos prédios da FUNAI, SESAI e Sede das Organizações Indígenas, bem como veículos e barcos.

A AIR vem convocar a FUNAI, MPF, MJ, Secretaria Geral da Presidência Republica, APIB, COIAB para uma reunião em caráter de urgência em Porto Velho/RO para solução da situação dos povos indígenas de Humaitá, visando a segurança e a liberdade da população indígena.

Miguel Surui
Presidente AIR

Marcos Apurina
Vice Presidente AIR

Comments (3)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.