Fórum de fortalecimento das políticas públicas deve ser criado no Maranhão

19 - Serrais Alto Brasil
TI Governador, no município de Amarante, MA. Resultado de desmatamento ilegal.

REGEAMA – Alguns Conselheiros/as Estaduais de Meio Ambiente do Maranhão estão indignados com o Presidente do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Maranhão (Dep. Victor Mendes), pois o mesmo simplesmente tenta barrar a atuação das ações itinerantes do CONSEMA. Essa atitude não republicana do Sr. Victor Mendes está ajudando a mobilizar os conselheiros/as a articular a formação de uma Rede de Fortalecimento dos Conselhos de Políticas Públicas no Maranhão.

É lamentável esse tipo de comportamento de agentes públicos, que são empregados da população, mas não atendem aos princípios gerais da administração pública. Enquanto isso, o DESMATAMENTO e as QUEIMADAS no MARANHÃO ESTÃO A TODO VAPOR!! São Serrarias, Carvoarias, Transporte Ilegal de Madeira, é Autorização de Supressão de Vegetação… é preocupante. E os Indígenas dizem reiteradamente: essa madeira está saindo das Terras Indígenas.

Outras reclamações são: a Câmara de Compensação Ambiental do Fundo Estadual de Unidades de Conservação simplesmente não ouve o Órgão Gestor da Política Estadual de Educação Ambiental. O Plano Estadual de Combate ao Desmatamento e Queimadas (PPCD) não sai do papel, enfim, é a gestão ambiental desqualificada atuando fortemente no Maranhão. E as mazelas são as mais diversas possíveis: insegurança alimentar e nutricional de povos indígenas e comunidades tradicionais, são rios e riachos secando, prejuízos para o solo, fortalecimento da miséria no Maranhão, entre tantos outros efeitos nocivos para a população local.

No Baixo Parnaíba, algumas comunidades não podem plantar um pé de feijão no quintal, pois as áreas são da Suzano, Papel e Celulose… e seus empreendimentos são licenciados pela SEMA… e o Maranhão segue sendo um dos Estados com os piores índices de qualidade de vida do Brasil.

16. TIS CARVOARIAS
Carvoaria localizada na zona rural de Grajaú, MA.
Área do entorno entre as TI Governador e Arariboia, em Amarante. MA. Rio Buruti: seca por falta de fiscalização
Área do entorno entre as TI Governador e Arariboia, Amarante. MA. Rio Buruti: seca por falta de fiscalização

Comments (3)

  1. Eu, como cidadã apoio a ideia de criação de um fórum para fortalecimento das políticas públicas do estado do Maranhão, afim de que possamos cobrar ações efetivas dos órgãos competentes e dos seus gestores.

  2. QUEM APOIA SE MANIFESTA A FAVOR!!
    Fórum de fortalecimento de políticas públicas deve ser criado no MARANHÃO

    Naya Pora compartilhou a foto de Combate Racismo Ambiental.
    E disse:
    Agradeço, Auridenes e Combate Racismo Ambiental, pelo alerta sobre a situação do desmatamento ilegal nas terras indígenas maranhenses, assim como as violações dos direitos humanos causadas com esse processo. Parabenizo e apoio o importantíssimo trabalho realizado pela REGEAMA, pelos conselheiros (as) Estaduais de Meio Ambiente do Maranhão da sociedade civil, tanto por suas pesquisas e registros (atividades realizadas recentemente), como pela iniciativa para a criação de um Fórum de Fortalecimento das Políticas Públicas no Estado do Maranhão, prometendo ser uma excelente iniciativa de combate aos abusos cometidos contra o meio ambiente e as comunidades atingidas.

    Ricardo Flores disse:
    A Politicagem dos coronéis, bandidos e corruptos atrasa e faz perdurar injustiças e tragédias sociais, econômicas e humanas. Política é a forma da sociedade civil organizada produzir seu próprio progresso pela discussão de idéias e chegada ao bem comum. Não tem nada a ver com a Politicagem que vemos diariamente carimbando cada injustiça ocorrida em nosso país.

    Pedro Gomes: compartilhou a foto de Combate Racismo Ambiental.
    E disse:
    Um tipo de Fórum, que noutros estados tem se mostrado positivamente eficazes… e será um evento democraticamente legal, e bastante oportuno nas diversas regiões deste estado… ( mov sociais ).

    Francisco Das Chagas Sousa disse:
    O FORUM DE DEFESA DO BAIXO PARNAIBA, O CENTROS DE DEFESA DE DIREITO HUMANOS E A DIOCESE DE BREJO, TAMBEM APOIA ESSA IDEIA PRO FORTALECIMENTO DAS POLITICAS PÚBLICAS DO ESTADO DO MARANHÃO.
    21 de dezembro às 17:04 •

    Mônica Carneiro disse:
    Minha amiga, apóio e parabenizo a REGEAMA e demais parceiros envolvidos nessa articulação. A exploração madeireira no Maranhão tem a conivência e o envolvimento de muitos agentes públicos (vide caso de Maranhãozinho, quando o próprio prefeito autorizava a extração de terras indígenas mediante pedágio). Os reflexos dessas ações criminosas são incalculáveis… E sim, é claro que há suspeita nos licenciamentos da SEMA, bastando pra isso verificar que o que resta de mata nativa se concentra nas terras indígenas e unidades de conservação. Esse fórum para fortalecimento de políticas públicas é extremamente importante, e tem o meu total apoio como cidadã. Como profissional, espero que o Fórum nos ajude a cobrar ações efetivas por parte da FUNAI, que também tem como obrigação colaborar com a proteção territorial dos territórios indígenas (o que também envolve a PF e o IBAMA) e não tem conseguido cumprir seu papel, por razões administrativas, políticas e todas as outras dificuldades que vc conhece muito bem! Abraço!

  3. O FORUM DE DEFESA DO BAIXO PARRNAIBA, O CENTROS DE DEFESA DE DIREITO HUMANOS E A DIOCESE DE BREJO, TAMBEM APOIO ESSA ESSA IDEIA.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.