“Tudo o que seu mestre mandar?” Comissão da PEC 215 será instalada às 18h de hoje, 10/12

Acampamento de índios, em Brasília, no começo de outubro, na semana de mobilização contra propostas anti-indígenas do governo e do Congresso | Laycer Tomaz - Agência Câmara
Acampamento indígena em Brasília, no começo de outubro, na semana de mobilização contra propostas anti-indígenas do governo e do Congresso. Foto: Laycer Tomaz – Agência Câmara

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

No início da tarde, representantes da Frente Parlamentar da Agropecuária participaram de reunião com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, o ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e Luís Inácio Adams, da Advocacia-Geral da União, a AGU, aquela da 303. Saíram por volta das 14 horas, e o coordenador da Frente, Luís Carlos Heinze (PP-RS), disse à reportagem da Agência Câmara que o presidente da Câmara iria “levar o assunto à reunião de líderes de logo mais, para avaliar se instala ou não o colegiado [para debater a questão da PEC 215, que submete a demarcação das terras indígenas ao chamado Congresso Federal] ainda neste ano”.

Estamos falando, claro, de uma proposta de emenda constitucional declarada até mesmo pelo ministro da justiça (afinal por qual motivo presente à reunião?) como inconstitucional!

Apesar disso, não foi necessária nenhuma reunião com líderes, aparentemente. Às 16:21 horas, menos de duas horas mais tarde, a Agência Câmara informava que Henrique Alves havia marcado para as 18 horas de hoje a instalação da Comissão! Quanto interesse público… Quanta presteza e rapidez para decidir em relação ao bem comum da Nação!

Abaixo, as duas matérias da Agência, com o horário em que foram divulgadas. Me eximo de maiores comentários porque (1) os leitores que acompanham este blog pensam; e (2) desculpem, mas acho que vou vomitar!

***

1. Bancada agropecuária cobra instalação da comissão da PEC das terras indígenas

Agência Câmara – 14:51h

A bancada da agropecuária cobra a instalação da comissão especial para analisar Proposta de Emenda à Constituição que submete as demarcações de terras indígenas à aprovação do Congresso (PEC 215/00).

Representantes da Frente Parlamentar da Agropecuária participaram há pouco de reunião sobre o assunto com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Advocacia-Geral da União, Luís Inácio Adams.

Aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania em março de 2012, a PEC precisa ser analisada em comissão especial antes de ser analisada pelo Plenário.

Líderes discutirão o assunto
Segundo o coordenador da frente parlamentar, deputado Luís Carlos Heinze (PP-RS), o presidente da Câmara irá levar o assunto à reunião de líderes de logo mais, para avaliar se instala ou não o colegiado ainda neste ano.

Governo considera PEC inconstitucional
Ao sair da reunião, o ministro da Justiça disse que o governo considera a proposta inconstitucional, além de acirrar ainda mais os ânimos entre indígenas e produtores rurais.

Cardozo informou que, para o Executivo, qualquer mudança nas regras para a demarcação devem ser pactuadas entre todas as partes. O ministro lembrou que está em consulta pública uma minuta de portaria prevendo novos procedimentos para a demarcação.

Para Heinze, no entanto, a PEC 215 é constitucional ou não teria sido aprovada pela CCJ. O deputado disse que o Congresso precisa discutir a questão e não mais adiar a análise do tema.

***

2. Alves determina instalação hoje da PEC da demarcação das terras indígenas

Agência Câmara – 16:21 – O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, determinou hoje a instalação da comissão especial que vai analisar a proposta de emenda à Constituição (PEC 215/00) que submete as demarcações de terras indígenas à aprovação do Congresso.

A instalação será às 18h, no Plenário 12. O colegiado terá um prazo de 40 sessões para analisar o parecer.

A criação da comissão era uma reivindicação da Frente parlamentar da Agropecuária, que reúne os deputados ligados ao setor rural. A decisão de criar a comissão foi tomada após a reunião que Alves teve com os deputados da frente, e os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Advocacia-Geral da União, Luís Inácio Adams.

Aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania em março de 2012, a PEC precisa ser analisada em comissão especial antes de ser analisada pelo Plenário.

Comments (2)

  1. Da uma revolta…e a gente ainda se pergunta como foi que nasceu o nazismo e porque ninguém fez nada! So faltava fazer agora os campos de concentração para o exterminio. Não é possivel que nem a ONU possa intervir neste genocidio anunciado.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.