“Descalço sobre a Terra Vermelha”

Pedro CasaldaligaCPT/BA

Filme narra a vida do bispo emérito Pedro Casaldáliga, figura emblemática da tradição cristã libertadora da América Latina. O fio condutor da projeção é a frase dita pelo próprio: “Mis causas valen más que mi vida”, que na produção cinematográfica são retratadas com mais força pelas lutas em prol da terra, da causa dos pobres e da causa dos mártires. 

A causa da terra remonta à ditadura dos anos 1970 no Brasil, quando houve um processo de intensificação do desenvolvimento industrial e parte da população foi distribuída em áreas ainda remotas do país. Diante disso, Casaldáliga se esforçou para diminuir as dificuldades e sofrimentos do povo, como a politicagem de autoridades, desatenção à saúde, trabalho escravo, dentre outros.

Já a causa dos pobres procura mostrar o processo de enfrentar os desafios dos mais necessitados do mundo inteiro, deixando-se comover e encher-se de compaixão diante do sofrimento humano para, em seguida, agir com compromisso frente à realidade coletiva da miséria.

Por último, a causa dos mártires latino-americanos é mostrada por meio da defesa do bispo, poeta e profeta Dom Pedro Casaldáliga aos que morriam pela morte lenta da opressão e pela morte violenta da repressão. Dessa forma, a terra, os pobres e os mártires são parte essencial da vida de Dom Pedro Casaldáliga, registradas no filme “Descalzo sobre la Tierra Roja”.

Título: Descalzo sobre la Tierra Roja. Direção: Oriol Ferrer. Duração: 170 minutos. Ano: 2013. País: Brasil/Espanha

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.