PE – Maracatu e o Samba de Coco serão temas de palestras no Recife

samba-de-coco

FCP – Com a proposta de tratar de dois importantes ritmos negros brasileiros, a Fundação Cultural Palmares – MinC (FCP) levará à capital pernambucana a próxima edição do Ciclo de Palestras, Cultura Afro-Brasileira: nosso Patrimônio. Agendado para 26 de novembro, o evento será marcado por três palestras onde serão aprofundados aspectos relevantes à valorização dos maracatus e do samba de coco.

O Ciclo de Palestras é uma iniciativa da FCP – MinC, por meio do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC), e tem por objetivo ampliar o debate em torno do ensino da história e cultura afro-brasileira conforme a Lei 10.639/2003. A serem ministradas pelas doutoras em História Magdalena Almeida e Isabel Guillen da Universidade Federal de Pernambuco, e Martha Rosa Figueira Queiroz, que também é chefe de gabinete da FCP, as palestras desta edição terão como foco a elevação dos ritmos maracatu e samba de coco à patrimônio cultural étnico-brasileiro.

Samba de coco – Magdalena Almeida tratará especificamente do samba de coco nas comunidades de matriz africana de Castainho e Atoleiros, situadas nos municípios de Garanhuns e Caetés, do agreste pernambucano. Ambas, se localizam em uma parcela de território que pertenceu ao antigo quilombo dos Palmares, onde viveu o líder negro Zumbi. “Nesta região existem vários grupos autointitulados remanescentes, que fazem dos ideais de força e resistência sua própria vida”, diz a doutora.

A doutora abordará uma análise sobre o samba de coco como manifestação plural. A ideia é influenciar políticas públicas destinadas a artistas populares ligados à música, ao canto, à dança e à literatura popular, impressa em letras de canções, cujo conteúdo é repassado de geração para geração por meio da oralidade ou por ações de formação cultural, como iniciativas do poder público.

Patrimônio cultural – Isabel Guillen e Martha Rosa Figueira vão discutir sobre as novas leituras dos maracatus na contemporaneidade, além de políticas públicas para difusão dessa manifestação em território nacional. No último mês de agosto, a manifestação entrou na lista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a provável patrimônio cultural brasileiro. A proposta já está em processo de análise, porém não existe prazo para a divulgação do resultado.

Confira a programação do Ciclo de Palestras, Cultura Afro-Brasileira: nosso Patrimônio:

Quando: 26 de novembro
Horário: 14h às 18h
Local:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Rua Dom Manoel de Medeiros s/n, Dois Irmãos, Recife/PE.

Palestra: O maracatu como patrimônio nacional: ressignificações da cultura negra contemporânea
Palestrante: Profª. Isabel Guillen (UFPE)

Palestra: Maracatu de baque virado: uma encruzilhada de negritudes
Palestrante: Profª. Dra. Martha Rosa Figueira Queiroz (FCP/MinC)

Palestra: Samba de coco e políticas públicas: patrimônio e formação cultural em Pernambuco
Palestrante: Profª. Dra. Magdalena Almeida (UFPE)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.