Um dos dez mais poluídos do País segundo o IBGE, o Rio Doce está morrendo…

Tania Pacheco – Combate Racismo0 Ambiental

O vídeo foi enviado por Margaret Pereira, com o comentário: “Hoje foi encontrada uma quantidade imensa de peixes mortos no Rio Doce. O Rio Doce que corta minha cidade, em Minas, e vai descendo pelo Espírito Santo até o Atlântico…  Um rio que já foi cantado em versos e prosas pela sua beleza hoje é um depósito de lixo, detritos químicos, esgoto… Nosso Rio Doce está quase morto. Mas, se for feito algo urgente,  ainda há a esperança de salvá-lo!”

Na reportagem curta, a primeira visão é de dato de um belo rio, com mata ciliar e muita água, talvez ainda perto da Serra da Mantiqueira, onde nasce. No caminho, dois pescadores teimosos e muitos, muitos canos de esgoto. Hidrelétricas, fábricas, cidades. São cerca de 850 quilômetros de degradação até o mar, neste País que cada vez mais parece querer se livrar de sua natureza.

Vejo o vídeo pensando nos Munduruku, que hoje enterraram a antiga Pusuru, que não mais os representava, e criaram a nova Dau’k, decididos a ir adiante na luta pelo Teles Pires, pelos seus rios e matas. E torço com ainda mais garra por eles, dispostos a guerrear para manter inteiro seu mundo onde as águas ainda são puras. Que eles consigam fazê-lo!

Comments (2)

  1. OLÁ, REPORTAGENS INTERESSANTES, O APELO AMBIENTAL É URGENTE! MAIS INTERESSANTES TORNARIAM SE A BOA TÉCNICA DE COMUNICAÇÃO BUSCASSE MAIS FIDELIDADE À BOA TÉCNICA DAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO EXARADAS NESTAS MATÉRIAS, E QUE ESSAS FOSSEM PARCIAS PARA O BEM COMUM, SEM DEIXAR MENSSAGENS SUBLINARES. POR EXEMPLO ATÉ ENTÃO NÃO CONHEÇO CIDADE ALGUMA NA BACIA DO RIO DOCE QUE TENHA TRATAMENTO DE ESGOTO (EM NÍVEL SECUNDÁRIO) AQUELE QUE TEM CAPACIDADE DE RETIRAR NUTRIENTES DA ÁGUA. NUTRIENTES ESTES QUE SÃO MESMOS UTILIZADOS PARA CORREÇÃO DO SOLO E ESTÃO EM TODOS ALIMENTOS, QUE AO FINAL, EM SUA MARIORIA ACABAM, INVARIAVELMENTE, NA ÁGUA DOS RIOS E ISSO É RESPONSABILIDADE DE CADA UM DOS 3.1 MILHÕES DE HABITANTES DA BACIA. E, AINDA O USO SUSTENTÁVEL DO SOLO, PONDO FIM À CULTURA EXTRATIVISTA PREDOMINANTE, ISSO SIM SERIA SOLUÇÃO.

  2. RIO DOCE nasce em Ressaquinha, perto de Barbacena, Serra do Espinhaço, sendo os principais formadores, Xopotó, Piranga e Gualaxo, acrescidos de Stº Antonio, Suaçuy, Manhuaçu e outros . . . foi o q aprendi em 1950 na Escola Pe. Eustáquio de Gov. Valadares/MG, com a Mestra Natália Campos.
    Poluição megalômana, devido à Cenibra, Usiminas, Acesita e industrias diversas, pois, residencial é digerida pelas águas e cachoeiras. Enchentes violentas anuais regenerariam ràpidamente a poluição química caso se instalem tratamentos adequados dos efluentes industriais.
    1964, ano em que pesquei o maior Piau vermelho de minha vida nas ingàzeiras da Ilha em Valadares.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.