“Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil: o Mapa de Conflitos” terá novo lançamento dia 15/11, no Congresso da Abrasco, na UERJ

Capa Mapa de ConflitosCombate Racismo Ambiental

Pessoas interessadas em ter acesso ao livro Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil: o Mapa de Conflitos poderão fazê-lo num segundo lançamento coletivo, organizado pela Editora Fiocruz para sexta-feira próxima, durante o Congresso da Abrasco, na UERJ. Juntamente com outros dez livros, ele estará sendo vendido a preço promocional pela editora, exclusivamente das 17 às 18 horas do dia 15/11, no foyer do Teatro Odylo Costa Filho (Rua São Francisco Xavier 524).

Construído a partir da análise dos diversos resultados do Mapa de Conflitos disponibilizado na internet, o livro é na realidade uma coletânea organizada por Marcelo Firpo Porto, Tania Pacheco e Jean-Pierre Leroy, da qual participam também como autores Arsênio Oswaldo Sevá, Bruno Milanez, Cristiane Faustino, Dário Bossi, Diogo Rocha, Gabriela Scotto, Horácio Antunes de Sant’Ana Júnior, Jeovah Meireles, Julianna Malerba e Karina Kato. Os nomes dos capítulos, que enfocam diferentes temáticas, podem ser vistos abaixo. O Prefácio é de Fernando Carneiro e Guilherme Franco Neto, e Jorge Eduardo S. Durão assina a ‘orelha’. Na quarta capa, o texto é de Joan Martinez-Alier:

O meticuloso e mundialmente pioneiro trabalho dos pesquisadores que deu origem a esta coletânea revela um fenômeno estrutural: estão aumentando o número e a gravidade dos conflitos ambientais em todo o mundo, principalmente no ‘Sul Global’ exportador de commodities. Isso ocorre em razão da explosão dos monocultivos com seus agrotóxicos, da extração de recursos naturais, do transporte de materiais e da produção de rejeitos. Assim, sofrem as populações pobres, indígenas, quilombolas e tantas outras, que perderam seu sustento e saúde, e, por isso, mobilizam-se e protestam.

Até mesmo a esquerda política mostra-se cada vez menos empenhada em reconhecer a ecologia popular e o movimento global por justiça ambiental. São vários os presidentes latino-americanos que defendem as centrais hidrelétricas, a exploração de petróleo, ouro ou qualquer outra commodity que gere crescimento econômico e divisas. Atacam o ‘fundamentalismo’ de indígenas, camponeses e também dos chamados ‘ecologistas de barriga cheia’, mas se omitem ou são bem menos enérgicos para falar das injustiças,  violências e assassinatos de ativistas. Enquanto isso, o comércio injusto e insustentável continua a gerar inúmeros problemas ambientais, de saúde e violação dos direitos fundamentais.

Os inventários e os mapas de conflitos ambientais, como os abordados nesta obra, ajudam, com vigor científico e moral, a dar visibilidade a essa realidade indignante. Mais que isso, mostram a forma como instituições e pesquisadores engajados podem, ao se aliar aos movimentos por justiça e contra o racismo ambiental, contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e sustentável.

***

Sumário do livro Mapa de Conflitos

Sumário

 

***

Lista total de lançamentos da Editora Fiocruz disponíveis na ocasião

filipeta_Abrasco_2013_lancamentos

Comments (3)

  1. Puxa, Tania. Terei uns compromissos em SC e estou com passagem marcada para retorno para Niterói apenas dia 17/12. Queria muito também conhecer a Fiocruz, mas imagino que após esta data estará disponibilizada a venda normalmente, então vai ser o jeito adquirir desta forma…que pena! Haja desencontros mas uma hora haveremos de nos encontrar e por hora vamos nos falando por aqui, pq teu blog é passagem obrigatória em minha rotina. procê! 🙂

  2. Oi, Roberta,
    agora haverá efetivamente o lançamento oficial da Editora Fiocruz, pois os outros eram dentro de eventos e por isso limitados.
    Ainda não recebi o convite, mas sei que será no dia 16 de dezembro, uma segunda, das 18h30 às 21h30, no Solar da Imperatriz. O endereço é Rua Pacheco Leão 2.040, Horto. Segundo eles (eu não conheço, embora tenha sempre ouvido dizer que é lindo), fica no final da rua, e o portão de entrada fica ao lado do Clube dos Macacos. Te espero lá.
    Abraço fraterno procê também.
    Tania.

  3. Oi Tania,

    Hoje ouvi pela professora Selene (UFF) que haverá mais um lançamento, é verdade? Infelizmente não tive como comparecer na uerj no dia do evento.

    Abraço fraterno,

    Roberta

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.