“Amazônia Real”: nasce um novo portal de notícias

Amazônia Real
Foto do portal capturada por Tania Pacheco

“Junho de 2013. Milhares de brasileiros foram às ruas dos grandes centros urbanos, assim como nas pequenas cidades da Amazônia, protestar contra a corrupção dos governos, o caótico sistema público de saúde, educação e transportes, além dos gastos com as obras da Copa do Mundo de 2014.

Foi neste momento da história recente que as jornalistas Elaíze Farias, Kátia Brasil e Liège Albuquerque, repórteres de Manaus (AM), com experiência nas redações da grande mídia, decidiram criar um projeto de imprensa alternativa.

Outubro de 2013. O portal de notícias Amazônia Real nasce com o objetivo de fazer jornalismo independente e pautado nas questões da Amazônia e de seu povo, com uma visão mais realista e linha editorial em defesa da democracia e da liberdade de expressão. Um jornalismo produzido por profissionais com sensibilidade na busca de grandes histórias da Amazônia.

Com seus sites, blogs, redes sociais, tudo junto e misturado em tempo real, a internet vem provocando uma revolução na mídia tradicional. O portal Amazônia Real chega para fazer parte desta revolução, produzindo um jornalismo comprometido com uma sociedade livre.

O site Amazônia Real vai oferecer aos seus leitores reportagens cuidadosamente apuradas, fotografias, vídeos e artigos de especialistas nos temas prioritários da cobertura do portal: Meio Ambiente, Povos Indígenas, Questão Agrária, Economia & Negócios, Política e Cultura. As matérias serão contextualizadas e investigadas com profundidade, sem amarras e sem filtros, mostrando as múltiplas realidades de um mesmo fato.

Amazônia Real é uma microempresa inscrita nos órgãos competentes. De início, os custos com a produção das reportagens serão financiados pela publicidade de empresas comprometidas com a defesa e sustentabilidade da floresta amazônica. Num segundo momento, haverá a busca de financiamento das reportagens, de preferência sugeridas pelos leitores, com o crowdfunding (financiamento coletivo), e de outros agentes financiadores nacionais ou internacionais por meio de doações.

O Jornalismo investigativo necessita de apuração rigorosa e demanda tempo. Por esta razão, o site terá atualização semanal, o que não impedirá a cobertura factual de fatos relevantes da Amazônia em tempo real.

O nome Amazônia Real foi inspirado no realismo da obra literária de Euclides da Cunha e Daniel Piza e nas fotografias de Alberto César Araújo e Pedro Martinelli.

A ideia de criação e elaboração do portal de notícias Amazônia Real foi compartilhada, dia e noite, com familiares e amigos. Agradecemos a todos a paciência e a torcida.

Leia, critique, dê sugestões. Estamos aqui não só como jornalistas com credibilidade fazendo mais um site, mas como leitoras e cidadãs exigentes e interessadas em um canal que nos represente.

Manaus, 21 de outubro de 2013″.

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.