“Junho de 2013. Milhares de brasileiros foram às ruas dos grandes centros urbanos, assim como nas pequenas cidades da Amazônia, protestar contra a corrupção dos governos, o caótico sistema público de saúde, educação e transportes, além dos gastos com as obras da Copa do Mundo de 2014.
Foi neste momento da história recente que as jornalistas Elaíze Farias, Kátia Brasil e Liège Albuquerque, repórteres de Manaus (AM), com experiência nas redações da grande mídia, decidiram criar um projeto de imprensa alternativa.
Outubro de 2013. O portal de notícias Amazônia Real nasce com o objetivo de fazer jornalismo independente e pautado nas questões da Amazônia e de seu povo, com uma visão mais realista e linha editorial em defesa da democracia e da liberdade de expressão. Um jornalismo produzido por profissionais com sensibilidade na busca de grandes histórias da Amazônia.
Com seus sites, blogs, redes sociais, tudo junto e misturado em tempo real, a internet vem provocando uma revolução na mídia tradicional. O portal Amazônia Real chega para fazer parte desta revolução, produzindo um jornalismo comprometido com uma sociedade livre.
O site Amazônia Real vai oferecer aos seus leitores reportagens cuidadosamente apuradas, fotografias, vídeos e artigos de especialistas nos temas prioritários da cobertura do portal: Meio Ambiente, Povos Indígenas, Questão Agrária, Economia & Negócios, Política e Cultura. As matérias serão contextualizadas e investigadas com profundidade, sem amarras e sem filtros, mostrando as múltiplas realidades de um mesmo fato.
Amazônia Real é uma microempresa inscrita nos órgãos competentes. De início, os custos com a produção das reportagens serão financiados pela publicidade de empresas comprometidas com a defesa e sustentabilidade da floresta amazônica. Num segundo momento, haverá a busca de financiamento das reportagens, de preferência sugeridas pelos leitores, com o crowdfunding (financiamento coletivo), e de outros agentes financiadores nacionais ou internacionais por meio de doações.
O Jornalismo investigativo necessita de apuração rigorosa e demanda tempo. Por esta razão, o site terá atualização semanal, o que não impedirá a cobertura factual de fatos relevantes da Amazônia em tempo real.
O nome Amazônia Real foi inspirado no realismo da obra literária de Euclides da Cunha e Daniel Piza e nas fotografias de Alberto César Araújo e Pedro Martinelli.
A ideia de criação e elaboração do portal de notícias Amazônia Real foi compartilhada, dia e noite, com familiares e amigos. Agradecemos a todos a paciência e a torcida.
Leia, critique, dê sugestões. Estamos aqui não só como jornalistas com credibilidade fazendo mais um site, mas como leitoras e cidadãs exigentes e interessadas em um canal que nos represente.
Manaus, 21 de outubro de 2013″.
Colegas do Blog Racismo Ambiental, obrigada pela divulgação do nosso trabalho.
Abraços,
Kátia Brasil.