“Briga entre filho de Amarildo e PM da UPP da Rocinha termina em confusão na delegacia”

Emerson com a camisa de seu pai: agressão na Estrada da Gávea. Foto: Rafael Soares
Emerson com a camisa de seu pai: agressão na Estrada da Gávea. Foto: Rafael Soares

Rafael Soares, no Extra

Emerson de Souza, de 20 anos, filho do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, desaparecido desde o dia 14 de julho, se envolveu numa confusão com um PM da UPP da Rocinha na noite de ontem. Ele registrou uma ocorrência por agressão na 15ª DP (Gávea) contra o policial.

O jovem voltava do trabalho — no Parque Lage, no Jardim Botânico —, por volta das 18h pela Estrada da Gávea quando encontrou um grupo de PMs que acompanhava a procissão de Nossa Senhora, no Largo do Boiadeiro. Segundo Emerson, o PM o abordou e o chamou para uma “conversa”. O jovem resistiu e afirmou ter sido agarrado pelo PM, que lhe deu voz de prisão por desacato.

— O nome do PM é Atanázio. Ele me chamou para conversar num canto escuro. Falei que não ia. Ele disse: “Você não é homem?”. Respondi que ele é que não era homem e que ia conversar ali, na frente de todo mundo e com uma câmera da UPP nos filmando — afirmou o jovem ao EXTRA.

Ele se desvencilhou e fugiu do PM. Na 15ª DP, mostrou um arranhão no tórax, que diz ter sido provocado pelo policial. Segundo Emerson, o PM é o mesmo que o prendeu em outubro de 2012 por porte de maconha e cocaína.

O jovem acusa o policial de ter forjado o flagrante e de fazer parte do grupo de PMs que acompanhava o soldado Douglas Vital, o Cara de Macaco, preso juntamente com mais nove PMs, acusados pela tortura e morte de Amarildo.

O policial, que não quis se identificar, negou a versão de Emerson. De acordo com o PM, foi Emerson que o abordou, chamando-o de assassino. Na delegacia, ele registrou ocorrência contra o filho de Amarildo por desobediência, já que, segundo sua versão, o jovem teria fugido e resistido à voz de prisão.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Comments (1)

  1. A PM do RJ não se conforma de ter sido desmascarada e vai perseguir essa família sempre. A PM tem que ser desmilitarizada.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.