Organizações da sociedade civil se mobilizam contra licenciamento de mineradora no Xingu

Faixa comunica aos moradores da comunidade Ressaca que Estudos de Impacto Ambiental já estão concluídos (Leticia Leite-ISA)
Faixa comunica aos moradores da comunidade Ressaca que Estudos de Impacto Ambiental já estão concluídos (Leticia Leite-ISA)

A pouco mais de 10 km da usina de Belo Monte, o maior projeto de mineração de ouro do Brasil, da empresa canadense Belo Sun, está prestes a receber licença ambiental

Leticia Leite, ISA

Mais de 40 organizações do Brasil, Canadá, Estados Unidos e Europa que atuam na defesa do meio ambiente e dos direitos humanos iniciaram uma campanha pública na internet, nesta semana, para arrecadar assinaturas contra o licenciamento do projeto de Belo Sun (Assine aqui).

As organizações também publicaram uma carta (leia aqui) alertando para os riscos socioambientais e irregularidades do licenciamento. Um vídeo independente também circula na internet (veja abaixo).

 

O chamado “Projeto Volta Grande” fica no Rio Xingu, em um trecho logo abaixo da barragem de Belo Monte. A Belo Sun pertence ao grupo canadense Forbes e Manhattan e aguarda a licença da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará (Sema-PA) para iniciar a obra. Veja no mapa abaixo.

Mapa: ISA / Amazonia.org
Mapa: ISA / Amazonia.org

O Instituto Socioambiental (ISA) assina a carta. Em janeiro, uma análise técnica do ISA foi enviada à Sema com um alerta sobre os impactos cumulativos de Belo Sun e Belo Monte, podendo gerar graves riscos socioambientais à região.

O Ministério Público Federal identificou várias irregularidades no licenciamento e recomendou à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) em setembro de 2013 que não dê licença ao projeto.

Mais informações para a imprensa:

Instituto Socioambiental ISA – Letícia Leite (61) 8112-6258
[email protected]

Amazon Watch – Christian Poirier – (61) 8198-5502
[email protected]

Ministério Público Federal – PA Helena Palmquist (91) 3299-0148
[email protected]

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.