Redes do Semiárido Mineiro realizam encontro em Montes Claros para debater agrobiodiversidade

CARTAZ AGROBIODIVERSIDADE1(2)Alexandre Fonseca  e Helen Santa Rosa, CAA/NM

A Rede de Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro e Articulação Semiárido de Minas Gerais realizam de 08 de 11 de outubro de 2013 o “VI Encontro Norte Mineiro de AGrobiodiversidade, I Encontro da Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro e o I Fórum Internacional de Agrobiodiversidade e Mudanças Climáticas com o tema: Agrobiodiversidade, Mudanças Climáticas e Direito dos Agricultores”.

Participam do evento cerca de 700 pessoas, entre agricultores (as), Povos e comunidades tradicionais como geraizeiros, Vazanteiros, Quilombolas, Indígenas, Apanhadores de Flor, Veredeiros, Caatingueiros, além de pesquisadores e estudantes de instituições de ensino e pesquisa e organizações de assessoria.

O encontro contará ainda com participantes internacionais vindos de Honduras, Guatemala,  Costa Rica, Colômbia, México e Moçambique para completarem o debate e a troca de experiências com guardiões da agrobiodiversidade, pesquisadores e gestores públicos.

Segundo a agrônoma e uma das coordenadoras do evento, Anna Crystina Alvarenga, além do momento de intercâmbio entre os visitantes e participantes, o encontro também debaterá sobre o plano de ações estratégico em Agrobiodiversidade para o semiárido mineiro.

“Será um momento de encontro entre agricultores e povos de comunidades tradicionais para dialogar e debater suas experiências, com o grande objetivo de ampliar a Rede de Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro. Além da apresentação do plano de ações estratégico em agrobiodiversidade pensada e construída por essa rede que será debatida com gestores públicos”, conta.

Confira a programação do evento:

08 de outubro 2013 – Terça-feira

Saída dos participantes dos locais de origem por meio das Caravanas Agroecológicas preparatórias para o III Encontro Nacional de Agroecologia.

09 de outubro de 2013  – Quarta-feira

Manhã – Visitas de Intercâmbio na região por meio das Caravanas Agroecológicas.

18:00 – Chegada das Caravanas Agroecológicas a Montes Claros
20:00 – Abertura Oficial
20:30 – Apresentações culturais

10 de outubro 2013 – Quinta-feira
8:00 – Roda de Guardiões – debate sobre os temas Agrobiodiversidade, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade.
10:30 – Grupos temáticos: Aprofundar nos temas voltados às “Ações Estratégicas em Agrobiodiversidade e Soberania Alimentar frente às Mudanças Climáticas no Semiárido Mineiro”.
14:00 – Debate com gestores públicos e participantes sobre o “Plano de Ações Estratégicas em Agrobiodiversidade e Soberania Alimentar frente às Mudanças Climáticas no Semiárido Mineiro”.
19:00 – Apresentações culturais com grupos locais e regionais.

11 de outubro  2013 – Sexta-feira
8:00 – Ato Público
9:00 – Feira da Agrobiodiversidade
12:00 – Encerramento e retorno

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.