A Luta dos Povos Indígenas do Brasil e sua vitória de 513 anos

Foto extraída do saite Boca Ferina
Foto extraída do saite Boca Ferina

“Enquanto nossos corações estiverem bombeando sangue em nossas veias nós vamos seguir lutando pela garantia dos nossos direitos.”

Por Maíra Irigaray*, Eco Reserva

O dia primeiro do mês de outubro de 2013 ficou marcado com as cores, a força e a palavra do índio. Sob o céu abençoado pela chuva que veio celebrar os povos que desta terra sempre cuidaram e amaram, cerca de mil indígenas se uniram mais uma vez na cidade de Brasília.

Falou-se de direitos, democracia e respeito. Aos 25 anos da celebração da Constituição Federal os povos deixaram seu recado gravado. Dentre as inúmeras vozes que se erguiam meio aos cantos e danças tradicionais; eis a essência:

O homem branco tem que entender que a natureza não é para nós; ela é parte de nós. Nós não invadimos terra de ninguém. Há 513 anos invadiram nossas terras. Desde então nós, junto às populações tradicionais somos quem verdadeiramente protegemos os territórios, não por dinheiro, mas porque temos uma relação especial com o meio ambiente.

Nós temos direitos garantidos pela Constituição Brasileira que vem sendo desrespeitados, dia após dia. Hoje o progresso é o que pauta este país, mas e a ordem, aonde esta? Falta de respeito às nossas leis é anarquismo. O que este governo quer? Guerra? Nós não queremos guerra; nossa missão é de paz. Nós queremos respeito e viemos exigi-lo. Se o governo insistir em continuar ferindo a Constituição para destruir o patrimônio histórico brasileiro; nós vamos ferir para proteger o nosso patrimônio; pois queremos garantir a continuidade do mesmo.

Ao marchar ao redor do Congresso Nacional rodeado pela Policia Militar e Força Nacional armada; uma súbita tristeza tomou conta do meu ser. Pensei o quanto injusta e desigual é essa luta. Suspirei alto para um amigo de infância que ao meu lado também marchava e ele me respondeu: “esses povos são vitoriosos; há 513 anos eles veem resistindo firmes e fortes; já pensou por esse lado?” Então tudo mudou. Sim, esses povos são vitoriosos há 513 anos. Ainda conectados com suas raízes, cultura e modo de vida, mesmo que há 513 anos os governos e a sociedade os desrespeitando e tentando aniquila-los. Este simples modo de ver a vida me trouxe uma nova perspectiva…

O céu rosado trouxe o escuro da noite marcado pela união nesta luta que apesar de desigual e dura; expressava a vitória dos povos originários deste país chamado Brasil!

*Maíra Irigaray é advogada Internacional de Direitos Humanos e Meio Ambiente. Mestre em Direito Comparado pela Universidade da Florida. Atualmente Coordenadora de Campanha de reforma das Instituições Financeiras Internacionais para a Amazon Watch e Coordenadora da Frente “Bancos” para o Movimento Xingu Vivo para Sempre.

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.