Nota da Equipe do Projeto Nova Cartografia Social – Núcleo MT: “Violência impede realização de Oficina de Mapas com os Retireiros do Araguaia”

Garrafa pet com vestígios do combustível usado para incendiar a casa
Garrafa pet com vestígios do combustível usado para incendiar a casa do retiro de Ruben Sales, Presidente da Associação dos Retireiros do Araguaia

“No dia 19 de setembro de 2013, equipe do projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, núcleo Mato Grosso, deslocou para o município de Luciara (MT) com o objetivo de realizar Oficina de Cartografia Social com os Retireiros do Araguaia. Aproximadamente às 9:00 horas, a equipe deparou com o bloqueio da estrada (MT 100), impedindo o acesso à sede do município.

A equipe foi abordada por dois homens que estavam à frente do bloqueio. Após inquirirem sobre os motivos da viagem, afirmaram que a presença dos pesquisadores já estava sendo esperada e que não iriam permitir a entrada no município para a realização dos trabalhos. Recomendaram, sob ameaças, a volta da equipe, e que seria melhor para a preservação das nossas vidas não mais retornar ao município. O carro utilizado pela equipe foi seguido, a certa distância, por uma caminhonete, até a localidade denominada Alto da Boa Vista.

Os indícios sugerem que um dos objetivos do bloqueio da estrada (MT 100) era impedir o acesso da equipe de pesquisa ao município e, consequentemente, a realização da Oficina de Mapas. Na quarta-feira, por volta do meio dia, recebemos a informação, por telefone, que estrada seria fechada na sexta-feira (20/09), dia do início da Oficina. No final da tarde, da quarta, um novo telefonema informava que o fechamento seria antecipado para quinta-feira (19/09), coincidindo com a chegada da equipe do Projeto Nova Cartografia em Luciara. A mudança de data do bloqueio da estrada estava associada à estratégia de impedir a realização da Oficina. Mas o alvo principal foi e está sendo a desmobilização da organização dos retireiros no processo de luta e reivindicação dos seus direitos territoriais. Como estratégia, os chamados “produtores rurais de Luciara”, na sua maioria grileiros de terras das áreas de retiro, vêm praticando atos de intimidação, de coerção e de ameaça contra o Sr. Rubem Taverny Sales, liderança e presidente da Associação dos Retireiros do Araguaia. Na quarta-feira à noite (18/09) a sua casa do retiro foi incendiada, local da realização da oficina. As estradas continuam bloqueadas, inclusive a que dá acesso ao retiro, o aeroporto interditado e o comércio local fechado.  No sábado pela manhã novos atos de intimidação e ameaça foram praticados contra o Sr. Rubem e família, ateando fogo em pneus na frente da sua residência.

Esses atos de violência vêm sendo praticados desde o dia 19 de setembro (quinta-feira) e até o momento (21 de setembro) o Estado não tem se manifestado no sentido de proteger a integridade física e moral das pessoas que estão sendo ameaçadas, a despeito dos comunicados e denúncias realizadas por diversas organizações e movimentos sociais, inclusive dos próprios retireiros.

A equipe do Projeto Nova Cartografia Social, núcleo Mato Grosso, compreende que o impedimento de realização da Oficina de Mapas é uma forma de fazer calar os protagonistas de conhecimentos tradicionais, neste caso, os Retireiros do Araguaia. Se toda relação de conhecimento é uma relação social, ela se estendeu ao limite e emudeceu os seus atores”.

Equipe do Projeto Nova Cartografia Social – Núcleo Mato Grosso

Veja também:

MT – Ameaças contra retireiros do Araguaia e seus apoiadores aumentam cada vez mais na RDS Matinho Verde, em Luciara

MT – ‘Produtores rurais’ e jagunços fecham cidade, queimam casas de retireiros e ameaçam pesquisadores da UFMT, em conflito por terras da União

Novas informações sobre as ameaças aos Retireiros do Araguaia, em Luciara, MT

MT – Notícias sobre as recentes ameaças e ações de violência de Luciara: ontem (22/09) foi incendiada a casa de mais um retireiro

Conflito entre grileiros e retireiros “fecha” a cidade de Luciara, MT

MT – PF prende [primeiros?] suspeitos de incitar conflito violento contra Retireiros de Luciara !!!

MT – Em Luciara, latifúndio sem máscaras contra os Retireiros do Araguaia

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.