MPF/SC: Mineradora [que se chama Carbonífera Rio Deserto] terá que fornecer água à comunidade de Içara

Içara SCO procurador do Ministério Público Federal, Darlan Airton Dias, chegou à conclusão de que a Carbonífera Rio Deserto terá que fornecer água para os agricultores do entorno da Mina 101, em Içara, que estão reclamando da secagem de seus poços artesianos.

A decisão foi tomada durante reunião, na noite desta quinta-feira, do MPF com a Câmara de Vereadores, o Movimento Içarense pela Vida (MIV) e a Fundação de Meio Ambiente de Içara (Fundai). Os agricultores alegam que os poços de suas propriedades passaram a secar após o início das atividades da mineradora. “O doutor Darlan vai entrar com uma medida para que a mineradora leve água para os agricultores”, confirmou o vereador Geraldo Baldissera.

Segundo o parlamentar, ainda não se sabe ao certo qual a quantidade de propriedades que serão beneficiadas com a medida. “Até terça-feira a Fundai vai fazer o levantamento de quantas famílias irão precisar do abastecimento”, disse Baldissera. O vereador ressaltou, ainda, que o MPF tomou essa decisão baseado em vistorias realizadas por técnicos do próprio órgão federal e que outros encaminhamentos poderão ser tomados em seguida. “A princípio vai ser resolvida essa demanda da água, mas eles podem dar outros encaminhamentos”, afirmou Baldissera.

A empresa afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não foi convidada para participar da reunião e que ainda não recebeu notificação do MPF e, portanto, ainda não irá se manifestar.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.