Mais uma: “CRA, do Senado, avaliará em audiência situação de indígenas do Mato Grosso e de Rondônia”

Congresso Nacional tomado pelo povo. Foto:  Marcello Casal - ABr
Congresso Nacional tomado pelo povo. Foto: Marcello Casal – ABr

O senador alegou que  o objetivo é exatamente avaliar conflitos indígenas que se disseminaram em todo o país. Citou que na cidade de Palmeira dos Índios, em seu estado, tribos lá instaladas hoje estão reivindicando inclusive a propriedade de área urbana [SIC].

Por Gorette Brandão para Agência Senado

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realizará audiência, em 18 de outubro, para debater a situação dos povos indígenas do Mato Grosso e de Rondônia, especialmente dos Cintas-Largas, que habitam o parque Aripuanã. O autor do requerimento para a realização da audiência, senador Acyr Gurgacz (PDT-RO), indica a necessidade de projetos com a finalidade de proporcionar alternativas econômicas e sociais às comunidades indígenas.

Entre os convidados, o senador incluiu o secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, e o procurador do Ministério Público Federal (MPF) Reginaldo Pereira da Trindade. Serão também chamados representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério da Justiça.

Gurgacz disse que participou, na última segunda-feira (23), em Porto Velho, de debate a respeito das questões indígenas em Rondônia, a convite do MPF. Então, esclareceu o senador, ele se comprometeu em trazer o debate para Brasília. Justificou a iniciativa dizendo que os problemas são resolvidos na capital federal e não apenas em Porto Velho.

O presidente da CRA, senador Benedito de Lira (PP-AL), aproveitou para registrar que também está confirmada para 24 de outubro, na comissão, uma audiência com o ministro da Justiça, Eduardo Cardoso. Esclareceu que o objetivo é exatamente avaliar conflitos indígenas que se disseminaram em todo o país, conforme o senador. Citou que na cidade de Palmeira dos Índios, em seu estado, tribos lá instaladas hoje estão reivindicando inclusive a propriedade de área urbana.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.