Suzano recebe FSC para florestas que abastecerão fábrica no Maranhão

Empresa espera obter o selo para a celulose que será produzida na unidade de Imperatriz até o fim do ano

Stella Fontes – Valor Online

A Suzano Papel e Celulose recebeu, na quinta-feira, a certificação FSC, do inglês “Forest Stewardship Council”, para suas áreas florestais no sul do Maranhão e espera obter o selo para a celulose que será produzida na unidade de Imperatriz até o fim do ano.

Nessa primeira fase, 71,745 mil hectares, dos quais 30,7 mil hectares de área plantada, 38,7 mil hectares de preservação e 2,1 mil hectares de infraestrutura, em oito municípios, foram certificados com o selo de manejo florestal.

Essas áreas abastecerão a nova fábrica da Suzano, cujo início de operação está previsto para o quarto trimestre, nos primeiros anos de produção.  Ao todo, para essa finalidade, a companhia já possui 401 mil hectares, dos quais 106 mil hectares com plantio de eucalipto, nos Estados do Maranhão, Piauí e Tocantins.

De acordo com o diretor de Relações Institucionais e Certificações da companhia, Jorge Cajazeira, o certificado funciona como passaporte aos mercados consumidores mais rigorosos.  “Primariamente, a fábrica do Maranhão vai atender a Europa e os Estados Unidos, onde os clientes são mais exigentes quanto ao FSC”, disse.

A certificação para a cadeia de custódia, que possibilita o uso do selo na celulose que será vendida, poderá sair até dezembro, conforme Cajazeira.  “Nossa expectativa é a de que o primeiro fardo produzido já tenha o selo.”  A fábrica de Imperatriz terá capacidade para 1,5 milhão de toneladas por ano.

A Suzano tem 216,687 mil hectares de área certificadas na Bahia e 169,242 mil hectares em São Paulo.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Mayron Borges.

Comments (1)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.