CE – Acampamento no Cocó completou ontem dois meses

O Povo Online – O acampamento na área de construção dos viadutos pela Prefeitura de Fortaleza, no Cocó, completou ontem 60 dias de ocupação. Para marcar a data, à noite, foram realizadas várias atividades com painéis e documentos que recontam os dias de ocupação.

De acordo com Rosa da Fonseca, do Movimento Crítica Radical, essa tem sido uma experiência inovadora, que suscitou debate em toda a cidade. “A gente tem muito a comemorar, embora a questão principal, de suspender o viaduto e preservar o Parque do Cocó, ainda não tenha sido conquistada”, disse.

Durante o dia, entidades, políticos e manifestantes formalizaram denúncia à Organização dos Estados Americanos (OEA) para que seja apurado com urgência o que consideram violações de direitos humanos pela Prefeitura de Fortaleza e pelo Governo do Estado contra acampados no Cocó. Segundo a denúncia, “mulheres e homens foram agredidos por guardas municipais e policiais militares, em ações que claramente demonstram abusos do Estado contra a população”. Com a solicitação, o poder público poderá ter que prestar esclarecimentos à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por Rodrigo de Medeiros Silva.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.