Danilo Gentili destila preconceito contra o Nordeste e Cuba

Conexão Brasília-Maranhão – Para o “humorista” Danilo Gentili, o Nordeste é um lugar sem energia elétrica, sem água e sem comida. E papel higiênico – sugeriu o “intelectual” Roger (ex-Ultraje a Rigor) – também é uma preocupação da população nordestina.

Segundo Gentili, os médicos cubanos que vão trabalhar no Nordeste, através do programa Mais Médicos, “estão se sentindo em casa”.

Tudo isso dito em pouco mais de 30 segundos e com ar de seriedade. Isto é, de piada pretensamente engraçada – piada que não se pretende engraçada não se leva a sério.

danilo_gentile_juliaUtilizando preconceitos que nos anos 1960 já seriam considerados ofensivos, por debocharem da miséria humana e do sofrimento de milhões de pessoas, hoje, diante de uma realidade completamente distinta, que não guarda qualquer afinidade com a piada, Danilo Gentili soa não apenas como um dos incontáveis imbecis que habitam cidades do Sul e Sudeste.

Ele soa como alguém cujo “talento” depende da existência de imbecis como ele para se alimentarem continuamente do preconceito, da discriminação e da ignorância.

Nenhuma raiva do Gentili. Apenas asco – como tenho de qualquer pessoa preconceituosa e racista – e tristeza por constatar que ainda há muita gente que se identifica com esse tipo de “humor”.

E o Roger… ahh, o Roger… desse eu só tenho pena…

PS: O primeiro comentário no post me chama de “politicamente correto”. Bem, ”politicamente correto” é um termo criado por trogloditas pra justificar sua imbecilidade e pra desqualificar quem não aceita seus preconceitos. Não sou “politicamente correto” porque não tenho pretensão de ser “correto”, muito menos “moralmente correto”. Mas acho preconceito de qualquer espécie uma coisa de gente atrasada, que não saiu da Idade Média na escala de evolução humana.

Comments (8)

  1. José Claudemir, discordo. Um cara que saiu de um cortiço em Santo André e que cresceu com o próprio trabalho, não pode ser chamado de “almofadinha”. Você não não conhece a história do cara, não entendeu o contexto da piada e agora vem com esse COITADISMO BARATO.

  2. Eu sou totalmente contra quando ouço falar mau do meu nordeste.Esse imbecil, não tem caráter e nem o senso do ridículo quando abre a boca para falar um povo gigante, batalhador, honésto, que é o povo do nordeste.Um povo inteligente e que sabe bem o que quer, ao contrario desse almofadinha que se diz inteligente.Ele calado é um poeta.

  3. Eu concordo com Vivtor Silva . Não foi uma piada em cima de uma visão racista . Foi uma piada sobre uma situação social repetitiva , causada por quer , sem dó nem piedade , por políticos corruptos , que desviam verbas do Norte / Nordeste , há DÉCADAS !!! Como se explica , que na Síria , agora , 09/2013 , se ergueu um acampamento emergencial , para 130.000 pessoas , com escolas , hospital , refeitório , tudo que uma mini cidade precisa e mais , AGUA POTÁVEL , EM PLENO DESERTO ?
    Saiba que , a metade sul , do RGSul , sempre foi pouco desenvolvida tbm , e isto é um problema sério .

  4. Acho muito interessante sua publicação, só tem um porém…. Sou negro e tenho “sangue baiano e carioca”. Sei muito bem o que é zuar: nordestino, baianos, negros e etc, pois escutou várias piadinhas todos os dias, algumas engraçadas outras nem tanto.
    Mas quando escuto alguém comentando sobre racismo e descriminação eu fico um pouco indignado.
    Eu sou da época em que o MUSSUM viva brincando com o “tom de pele” e nessa época não era racismo, eu sou da época em que o glorioso COSTINHA vivia fazendo piadas de homosexuais e todos riam numa boa. Não existia essa coisa de racista, homofobia e etc. Eu acho que essas coisas não parte de quem fala mas sim de quem aceita. Fui criado ouvindo várias piadas, vendo vários vídeos, programas, reportagem e etc e nem por isso sou: violento, racista, homofóbico, preconceituoso.
    E por isso sempre falo… a evolução da sociedade é a sua própria destruição!

  5. Ignorância total!!! É de dar repulsa o palhaço Gentíli se achar mais que outros. O que seria deste almofadinha idiota sem a presença dos nordestinos em SP? Aliás, a História do chamado Brasil teve início no Nordeste, sei que hoje a população não é merecedora do que acontece por lá, mas também ñ merece ser alvo de piadinhas preconceituosas. Falar dessa maneira estúpida sobre o nosso Nordeste é simplesmente assinar um atestado de ignorância.

  6. No segundo parágrafo eu quis dizer “Preconceito é comportamento apredido e NÃO acaba “na marra”…

  7. Amigo, você entendeu errado. O Danilo não estava sendo preconceituoso, xenofóbico e muito menos racista. Ele estava sendo irônico com o governo e com sua solução tipo “tapando o sol com a peneira” para um dos muitos problemas no nosso amado Nordeste, que é vítima de maus políticos desde o descobrimento do Brasil.

    Preconceito é comportamento aprendido e acaba “na marra” com leis e balelas tipo “coitadinho de mim”. Preconceito diminui (e não acaba, pois é da natureza humana) com educação de qualidade e boas maneiras ensinadas em casa. A Sociologia e a Psicologia já provaram isto.

    E você tem razão: você realmente não está correto.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.