Comitê pela Desmilitarização da Polícia é lançado em São Paulo

desmilitarizacaoPor Diálogos do Sul

Nesta terça-feira, foi realizado em São Paulo o ato de lançamento do Comitê pela Desmilitarização da Polícia. No mesmo evento foi também lançado o documentário “Com Vandalismo” , seguido de um bate papo com um dos seus diretores, Bruno Xavier, visando sobre ações que possam ser desencadeadas no sentido de construir uma campanha de massa, capaz de levar a desmilitarização da polícia no Brasil.

A polícia Militar no Brasil, nasceu com a ditadura militar como força auxiliar do exército, o Ato Institucional número 5, definiu a relação da PM com as forças armadas, definindo o chefe do exército, por aprovação, quem são os chefes das policias estaduais.

Essa característica da polícia traz uma série de distorções, que vai da doutrina da segurança nacional e do inimigo a se combater, passando pelo reforço de ações violentas da polícia, tendo na estrutura legal o manto da proteção, já que quem julga os policiais que cometem crimes é a própria corporação, não garantindo nenhuma isenção desses processos.

No último período agravou muito a atuação das polícias, já que a política de segurança de forma geral é baseada no controle do povo, da classe trabalhadora, com base no Tolerância Zero, que tem inspiração na política de segurança nacional dos EUA!

Essa situação tende a se agravar, já que o estado brasileiro de forma ilegal atribuiu poder de investigação e ilimitado a Força de Segurança Nacional, podendo essa ser acionada , não só pelos governadores dos estados, mas ministros e outros e essa “Polícia” , tem sido usada para reprimir as diversas lutas, na construção civil, indígenas, quilombolas etc.

Outro aspecto agravante é a aprovação da lei antiterror que corre no Congresso, que um dos aspectos é a criminalização dos movimentos sociais, criminalizando e  impedindo de vez que o povo lute por uma sociedade melhor.

Logo entendemos que desmilitarizar da polícia é muito mais que a desmilitarização da polícia militar, mas é desmilitarizar e despenalizar a vida, muito embora, desmilitarizar a polícia e passar a gestão da segurança pública para o controle popular é fundamental!

Neste contexto, os organizadores do evento e os setores que tem discutido a repressão policial estão conclamando para que sejam compostos comitês semelhantes por todo o país, objetivando discutir a atual situação das polícias brasileiras e que modelo de segurança de fato garante a segurança para o povo brasileiro.

Comments (2)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.