Mais um professor indígena será mestre em História pela UFGD

Folha do MS* – O Terena Éder Alcântara Oliveira, docente da rede pública municipal de ensino de Dois Irmãos do Buriti, em Mato Grosso do Sul, defenderá amanhã, no dia 21 de agosto de 2013, às 9h, sua dissertação de mestrado em História pela UFGD, intitulada “História dos Terena da Aldeia Buriti: memória, rituais, educação e luta pela terra”. A pesquisa trata da história da própria comunidade indígena onde nasceu e reside, localizada na Serra de Maracaju, naquele município.

Com sua aprovação, ele será o segundo professor indígena a concluir o curso de mestrado em História na instituição. O primeiro foi Izaque João, da comunidade Kaiowá de Panambi ou Lagoa Rica, no município sul-mato-grossense de Douradina, quem conquistou o título de mestre em 2011. Ambos os docentes foram orientados pelo professor doutor Jorge Eremites de Oliveira, atualmente docente da UFPel e colaborador do Programa de Pós-Graduação em História da UFGD.

O mestrando é graduado em História pela UCDB, trabalha como professor de História na Escola Municipal Indígena Alexina Figueiredo e atualmente cumpre o primeiro mandato como vereador na Câmara Municipal de Dois Irmãos do Buriti, eleito pelo PMDB. Também é liderança em Buriti e tem participado, ao lado de sua comunidade, da luta pela regulamentação da terra indígena na região, onde o Terena Oziel Gabriel, 35 anos, foi morto no dia 30 de maio de 2013 por policiais federais durante uma operação de reintegração de posse. Pouco depois, no dia 6 de junho, outro Terena, Josiel Gabriel Alves, 34 anos, primo de Oziel, foi baleado nas costas por um indivíduo que, segundo a comunidade local, estaria a serviço de fazendeiros da região.

Mantendo a tradição do Programa de Pós-graduação em História da UFGD, a defesa pública da dissertação será na própria aldeia onde o mestrando reside, perante seus pares e para a banca constituída pelos seguintes docentes: Prof. Dr. Jorge Eremites de Oliveira (UFPel, orientador), Prof. Dr. Eudes Fernando Leite, (UFGD, membro interno) e Prof. Dr. Antônio Hilário Aguilera Urquiza (UFMS, membro externo).

A UFGD, o mestrando e comunidade da Aldeia Buriti convidam a todos a prestigiarem o evento.

*Fonte: UFGD

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.