Secretário Geral da Anistia Internacional é recebido na Secretaria de Direitos Humanos

shetyAssessoria de Comunicação Social da SDH

O Secretário Geral da Anistia Internacional, Salil Shetty, foi recebido em audiência na última quinta-feira (8) pela ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

Entre os temas debatidos, o secretário destacou a atuação da SDH/PRno enfrentamento à violência policial. “Queremos dar os parabéns, pois a ministra fez declarações muito importantes cobrando explicações sobre o caso Amarildo”, afirmou Salil Shetty a respeito do pedreiro que desapareceu no Rio de Janeiro após ser abordado por policiais na favela da Rocinha. A Anistia considera a violência policial um dos grandes desafios a serem superados no Brasil.

O Secretário Geral Salil Shetty também parabenizou o governo brasileiro pelos esforços para a aprovação da Comissão Nacional da Verdade e do Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura.

Presente na audiência, o diretor executivo da Anistia Internacional no Brasil, Átila Roque, fez referências positivas à atuação exitosa do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos da SDH. Roque citou casos emblemáticos e de grande complexidade que foram atendidos pelo programa de forma bem sucedida.

Shetty elogiou ainda o trabalho do governo brasileiro para a superação da terminologia conhecida como “auto de resistência” e similares, que vem sendo utilizada para mascarar execuções sumárias. Para a ministra Maria do Rosário, a medida deve ser acompanhada por um trabalho de formação das polícias em Direitos Humanos. “É preciso uma mudança cultural da população de maneira geral”, disse ela. “Nosso objetivo é reduzir os homicídios no país e, para isso, também queremos regular o uso dos armamentos chamados de menos letais”.

Além da violência policial, o Secretário Geral da Anistia Internacional considerou preocupante a situação dos povos indígenas. “A demora na demarcação das terras pode causar graves problemas”, disse Salil Shetty. A ministra Maria do Rosário explicou o trabalho da SDH/PR para a garantia dos indígenas, incluindo a incorporação de diversas lideranças no programa de Proteção à Defensores de Direitos Humanos.

A Anistia Internacional é uma Organização Não-Governamental global, que reúne apoiadores em diversos países, entre membros e ativistas, para a promoção e proteção dos Direitos Humanos.

Comments (1)

  1. Atuação exitosa do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos, DEVE SER PIADA.

    A ANISTIA INTERNACIONAL É UMA FRAUDE, DA MESMA FORMA QUE É O PROGRAMA DE PROTEÇÃO AOS DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS.

    DIGO COM CONHECIMENTO, PORQUE ESTOU AMEAÇADO DE MORTE

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.