Cerca de 3500 pessoas participam da 12° Jornada de Agroecologia do Paraná

Foto: Joka Madruga
Foto: Joka Madruga

IHU – Na próxima semana, entre os dias 7 a 10 de agosto, começa a 12ª edição da Jornada de Agroecologia do Paraná, a ser realizada no centro de formação em agroecologia dos Movimentos Sociais Populares do Campo, na Escola Milton Santos, em Paiçandu, região metropolitana de Maringá. A reportagem é do portal do MST.

Espera-se a presença de cerca de 3500 agricultores, entidades e instituições que trabalham a produção agrícola sob a perspectiva agroecológica, vindos de diversas regiões do país e da América Latina.

Com o lema Terra Livre de Transgênicos e Sem Agrotóxicos, a atividade deste ano visa a construção de um Projeto Popular e Soberano para a agricultura, em contrapartida às empresas transnacionais do agronegócio.

Programação

Entre as programações, destaca-se a participação de João Pedro Stedile (MST), Roberto Martins de Souza(Professor do Instituto Federal do Paraná), Denis Monteiro (Articulação Nacional da Agroecologia), entre outros.

Já na parte das noites, quem fica responsável pela programação são as apresentações artísticas, como o grupo Saci Arte, Grupo de Choro da UEM, Maracatu: Semente de Angola, Viola Caipira, LPJ MC’s, Veneno H2 e Babulina. O grupo de Teatro Universitário de Maringá (TUM) também estará presente no evento.

Os participantes também contarão com exposições fotográficas e artes plásticas no “Túnel do Tempo”, em que a arte será trabalhada enquanto um instrumento de luta e resistência dos povos, além de oficinas, seminários e feiras de produtos da Reforma Agrária.

Marcha pela Agroecologia

Na quarta-feira (7/8), acontece a Marcha da Agroecologia, Reforma Agrária e da Agricultura Camponesa, que sairá às 13h da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e seguirá até Praça Raposo Tavares. A marcha tem como objetivo apresentar a Jornada à população, e ampliar o diálogo com a sociedade sobre a agroecologia, em contraponto ao agronegócio.

Comments (1)

  1. A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) participará desta importante Jornada visando fortalecer a agroecologia e a saúde do campo. Saudações ecossanitárias.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.