Empresa é multada por profanar local sagrado de aborígines australianos

Reprodução/Abc.net.au
Reprodução/Abc.net.au

Opera Mundi

Uma companhia mineira subsidiária da OM Holdings, de Cingapura, foi multada nesta sexta-feira (02/08) por um juiz em 150 mil dólares australianos por profanar um local sagrado dos aborígines da Austrália. Trata-se da primeira condenação desta natureza na jurisprudência australiana, segundo o jornal The Australian.

A juíza Sue Oliver, que poderia ter imposto pena de até 400 mil dólares australianos, declarou que a companhia mineira tinha atuado de maneira “cínica ou ingênua”. A autoridade para a Proteção das Áreas Aborígenes do Território do Norte apresentou o processo contra as operações mineiras no local conhecido pela tribo kunapa comoDuas mulheres sentadas, no arroio de Bootu, no centro do estado.

Para o povo kunapa, esse local faz parte de uma lenda sobre a disputa entre um rato e um bandicut (espécie de coelho marsupial). A mineira começou as operações cerca de 50 metros desse lugar sagrado em março de 2011.Gina Smith, do povo kunapa, disse que o local “esteve ali durante milhares de anos fazendo parte da cultura e da história” e agora “está arruinado”.

O diretor-gerente da OM Holdings, Peter Toth, disse após a sentença ser ditada que sua companhia, que se declarou culpada, “nunca teve intenção alguma de danar ou profanar um lugar sagrado”. “Lamentamos sinceramente o prejuízo que causamos e pedimos perdão aos donos tradicionais do lugar”, disse Toth.

Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.