Barcarena (PA): População recebe propostas de remanejamento e indenização com desconfiança

Fábricas elevaram os níveis de poluição nos últimos anos na cidade de Barcarena
Fábricas elevaram os níveis de poluição nos últimos anos na cidade de Barcarena

Diário Online – A audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (8), no município de Barcarena, nordeste do Pará, apresentou as propostas para remanejamento e indenização dos moradores que habitam em área de risco, ameaçadas pela poluição industrial.

Na reunião, cerca de 400 pessoas ouviram o secretário Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Sidney Rosa, que expôs as prerrogativas aos moradores. Na proposta está o remanejamento dos moradores das áreas urbanas e rurais, sendo que alguns devem ser deslocados, outros indenizados e em certos casos caberão dentro das duas condições.

Durante a audiência, muitos moradores se mostraram desconfiados com a fala de Sidney Rosa. Eles protestavam afirmando que não iriam aceitar morar em casas menores e de menos valor que as atuais. O secretário foi incisivo ao afirmar que vai resolver a situação de quem esteja disposto a colaborar.

Foi exposto aos moradores, ainda, que um terreno próximo a Vila dos Cabanos já foi providenciado para abrigar a população da área urbana, o que não acontecerá com os da área rural. Os dias 15 de agosto e 15 de setembro serão decisivos para a definição da demanda de indenização e remanejamento da população tanto rural quanto urbana. As datas foram estipuladas pela secretaria especial.

Além do representante do executivo estadual, estiveram presentes a presidente da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), prefeito e vice-prefeito de Barcarena e representantes dos ministérios públicos federal e estadual.

Compartilhada por Edmilson Pinheiro.

Comments (1)

  1. Vimos que temos que entender que a maioria das pessoas que moram aos redores dessas empresas não são moradores de Barcarena, são moradores de outros Estados que migraram para Barcarena na busca de emprego e fixaram residencias nas áreas proibidas das empresas,situação essa que implica no sentido de desenvolvimento e capacidade de produção acontecendo com isso o que eles chamam de poluição, até aí tudo bem,mas existe um fator muito importante em razão de tudo isso, a maioria dos empregos gerados nessas áreas são temporários, não são fixos acabou,essas pessoas ficam sem fazer nada,aí vêm aquilo que nenhum de nós queremos, e que está acontecendo, e muito aqui,a violência, e a violência é conseqüência de quê?

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.