Um olhar sobre os protestos

Ibase – As manifestações que tomaram o Brasil são o grande assunto das últimas discussões políticas. Para analisar a conjuntura do momento, foi realizada uma roda de conversa no Ibase, onde inclusive a retirada dos movimentos sociais dos últimos atos foi discutida.

– As últimas manifestações tiveram, em primeiro lugar, um bloqueio para os movimentos sociais. Surgiu uma palavra de ordem difusa dizendo “sem partido”, mas que está virando antipartidarismo e que, na minha avaliação pessoal, também não tem uma pauta definida. Se o movimento não é apolítico, mas sim apartidário, é preciso ter uma pauta definida, além de espaço para todas as vozes e movimentos ali presentes. – observou Márcia Leite, pesquisadora da UFRJ.

Com o desenrolar das conversas e a manifestação que acontecia na Avenida Rio Branco, um vídeo foi realizado pelos diretores Leonardo Harim e Wagner Novais, parte de um coletivo que tem parceria com a produtora Três Filmes, que também participaram da conversa. No registro, a pesquisadora Márcia Leite e a estudante de Ciências Sociais da UERJ, Daiana da Silva, falam das suas impressões sobre o movimento.

– A princípio foi bacana, mas agora estamos vendo algumas bandeiras retrocederem… Tem um pessoal conservador nos atos, inclusive criminalizando alguns movimentos. Mas, para as próximas plenárias, espero que mais pessoas se juntem aos movimentos, com mais diversidade de bandeiras também, porque acho que isso é democracia – diz Daiana.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.