ONU pede ‘diálogo aberto’ com manifestantes no Brasil e investigação de uso excessivo da força policial

passe-livre-2013ONU Brasil

O porta-voz do escritório de direitos humanos da ONU, Rupert Colville, afirmou nesta terça-feira (18), em uma coletiva de imprensa em Genebra, que as Nações Unidas receberam relatos sobre “uma série de danos, ferimentos, prisões e detenções, incluindo o de jornalistas que cobrem os eventos”.

Citando as manifestações populares no Brasil, Colville afirmou que “algumas organizações da sociedade civil têm também denunciado a arbitrariedade de algumas dessas detenções”.

O escritório da ONU pediu que o Brasil tome “todas as medidas necessárias para garantir o direito de reunião pacífica e evitar o uso desproporcional da força durante os protestos”, além de solicitar às autoridades a realização de “investigações imediatas, completas, independentes e imparciais sobre o alegado uso excessivo da força”.

“Instamos todas as partes envolvidas a se envolver em um diálogo aberto para encontrar soluções para o conflito e as alternativas para lidar com as demandas sociais legítimas, bem como para evitar mais violência”, acrescentou Colville, lembrando que estão programadas novas manifestações em todo o país.

Leia a declaração na íntegra em português:

“Instamos as autoridades brasileiras a exercer a moderação ao lidar com os difundidos protestos sociais no país, convocando também os manifestantes a não recorrer a atos de violência em busca de suas demandas. Protestos durante a noite ocorreram em várias das principais cidades brasileiras. A maioria das manifestações foi pacífica, mas foram relatados confrontos entre manifestantes e policiais no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.

Parabenizamos a declaração do Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, ao afirmar que as manifestações pacíficas são legítimas, bem como o acordo na segunda-feira (17) para que a polícia de São Paulo não use balas de borracha.

Estes protestos, principalmente em relação ao aumento do custo dos transportes públicos e os custos de sediar a Copa de 2014 e as Olimpíadas do Rio em 2016, começaram no dia 10 de junho e foram os maiores já vistos no Brasil em mais de 20 anos.

Com mais protestos planejados para acontecer, estamos contudo preocupados com o uso excessivo da força policial relatada nos últimos dias, [que] não deve ser repetida.

Recebemos relatos de uma série de danos, ferimentos, prisões e detenções, incluindo o de jornalistas que cobrem os eventos. Algumas organizações da sociedade civil têm também denunciado a arbitrariedade de algumas dessas detenções.

Apelamos ao governo do Brasil a tomar todas as medidas necessárias para garantir o direito de reunião pacífica e evitar o uso desproporcional da força durante os protestos. Também solicitamos às autoridades que realizem investigações imediatas, completas, independentes e imparciais sobre o alegado uso excessivo da força.

Instamos todas as partes envolvidas a se envolver em um diálogo aberto para encontrar soluções para o conflito e as alternativas para lidar com as demandas sociais legítimas, bem como para evitar mais violência.”

Comments (3)

  1. Isso reflete também quão frágil é a democracia de Eduardo Paes (Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro) e Sérgio Cabral (Governador do Estado do Rio de Janeiro). Creio que a polícia foi não só autorizada como incentivada a fazer o que fêz no Rio de Janeiro na noite de 20 de junho de 2013, contra manifestantes a pé e desarmados.

  2. O mundo inteiro ve o despreparo da policia no Brasil, isso reflete diretamente a educação que tiveram nas escolas brasileiras e com sua familia tambem carente de estudo na grandeeeeee maioria.
    Policiais civis, reflitam o quanto vc’s são importantes para o governo que quando entraram em greve o governador colocou a policia militar pronta para impedir seu avanço, ou seja, vc’s ja tiveram do lado da população uma vez e desta vez é a população do Brasil inteira lutando por melhoria na saude, na educação, reforma politica, punição mais severa contra a corrupção, se formos elencar tudo que deveria melhorar no Brasil, ficaria aqui escrevendo um mes inteiro. Policiais lembrem que o salario de vc’s é baixo o que faz ele aumentar é a incorporação de auxilios, vc’s tbem utilizam a saude publica e educação publica para seus filhos, reflitam, de qual lado vc’s estão????

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.