Um convite à polêmica e à reflexão: o desafio lançado pela “geração vinagre” e a explosão do apresentador da ESPN

Tania Pacheco – Combate Racismo Ambiental

Curiosamente, estes dois vídeos me chegaram em sequência, quando já me preparava para fechar todos os programas e desligar o micro. Primeiro, cinco minutos de uma típica estudante paulista, que muitos chamariam de “estilo jardins” ou “patricinha”, para verem seus preconceitos derrubados em seguida, ante um discurso forte, desafiador e indignado que cada vez mais ganha as ruas: o da auto-intitulada (no Rio, pelo menos) “geração vinagre”.

Estava ainda vendo-o pela segunda vez, decidindo quanto a postá-lo e como, quando chegou o segundo. E aí… mudança radical, que sequer entendi a princípio! Era um programa da ESPN, que desconheço mas com certeza discute futebol e o jogo do dia (no caso, a estréia do Brasil no estádio milionário de Brasília), só que eis que o apresentador – João Carlos Albuquerque, que eu também não conhecia – deixa seus convidados (?) sentadinhos ao fundo e faz três minutos de um discurso totalmente inesperado. Um discurso que, associado ao da estudante, mostrou ser impossível negar que, após as “décadas do limbo”, algo está de fato acontecendo.

O Brasil ao que parece atingiu o seu limite e está finalmente dizendo de novo basta! E ao que tudo indica é mais que hora de os chamados governantes pararem de fingir que não é com eles e de fato ouvir o grito. Os gritos! Das ruas, das cidades, dos indígenas, dos sem-terra, dos ribeirinhos, quilombolas, do povo-Nação. E agir. Porque o momento é este!

Comments (4)

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.