Repúdio à suspensão de Editais para criadores negros reúne produtores culturais em diferentes estados

cartaz-editaisSérie de encontros já aconteceu no Rio de Janeiro e terá ainda participação de agentes culturais de Pernambuco e Maranhão para debater a suspensão dos Editais de fomento à arte e cultura afro-brasileira lançados pelo MinC em parceria com a SEPPIR

SEPPIR

Produtores culturais, artistas e militantes do movimento negro reunidos pelo fim das práticas racistas no campo das artes e da cultura afro-brasileira. É a proposta da série de reuniões que acontecem no mês de junho, em diversas cidades brasileiras, a começar por São Paulo/SP (03/06) e Salvador/BA (07/06).

A Fundação Cultural Palmares (FCP) participa dos debates, em resposta aos anseios dos setores culturais organizados, para discutir a liminar que suspendeu os editais lançados pelo Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), destinados a produtores, criadores e pesquisadores negros.

Hilton Cobra, presidente da Fundação Palmares, avalia positivamente a mobilização das organizações sociais, em especial as do Movimento Negro, para debater o tema. Para ele, essa posição reafirma a busca por uma política cultural justa, inclusiva e verdadeiramente democrática. ”A FCP se une à gente negra brasileira para refletir sobre o significado de mais uma ameaça às políticas por equidade racial, buscando soluções para o impasse da suspensão dos editais para criadores negros do MinC/SEPPIR. Estou certo que sairemos vencedores dessa batalha”, expôs Cobra.

Para a ministra Luiza Bairros (Igualdade Racial), “a decisão judicial demonstra que a vitória jurídica obtida no STF (Superior Tribunal Federal) deverá ser seguida por uma outra batalha, a ideológica, até que as ações afirmativas sejam entendidas como necessárias em todos os campos da vida social, e não apenas na educação”.

Até o momento, estão confirmadas as agendas em São Paulo, para segunda-feira (03/06), e Salvador sexta-feira (07/06). Os encontros nas demais cidades estão em fase de articulação.

Primeiro encontro
 – Os debates tiveram início no Rio de Janeiro, no último dia 23/05, com a presença de Hilton Cobra, lideranças do movimento negro carioca, artistas e agentes culturais negros. No encontro foi decidido que o Movimento Akobem, em nome de todos os participantes, irá solicitar uma audiência com a ministra Marta Suplicy, no Rio de Janeiro, com o objetivo de discutir caminhos para revogar a decisão da Justiça Federal pela suspensão dos editais.

Agenda

São Paulo/SP

Data: 3 de junho de 2013
Horário: 19 horas
Local: Funarte, Alameda Nothmann, nº 1.058, Auditório MinC, Campos Elíseos – São Paulo.

Salvador/BA
Data: 7 de junho de 2013
Horário: 19 horas.
Local: Biblioteca Pública do Estado da Bahia: Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador-Bahia
Mais informações: (71) 8886.6706; e-mail: [email protected]

Com informações da Ascom FCP.

Comments (2)

  1. A mobilização é necessária e urgente, visto que diversas conquistas de direitos do povo negro brasileiro está ameaçada, entre os quais os direitos aos territórios dos quilombos e os direitos de produção cultural, que estão previstos todos na Constituição Federal de 1988. Os setores ruralistas e das elites brasileiras não imaginavam que os direitos pudessem deixar de ser letras mortas para se tornarem políticas públicas. Em decorrência disso, tem ocorrido práticas de violência em diferentes estados brasileiros sobretudo contra quilombolas e comunidades religiosas de matriz africana. Diga não à violência simbólica e física. Diga sim aos direitos à cidadania do povo negro.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.