Grupos religiosos preparam ofensiva contra indicação de Barroso ao STF

Advogado Luís Roberto Barroso defende no plenário do Supremo o italiano Cesare Battisti no processo sobre extradição. Foto: Lula Marques

Folha/UOL – Incomodados com a escolha do advogado Luís Roberto Barroso para o Supremo Tribunal Federal (STF), grupos religiosos preparam uma ofensiva no Senado para tentar derrubar a indicação da presidente Dilma Rousseff.

Advogado constitucionalista, Barroso tem uma atuação marcante na área dos direitos humanos. Ele enfrenta resistência de católicos e evangélicos. No STF, Barroso defendeu pesquisas com células-tronco e a equiparação das uniões homoafetivas às uniões estáveis convencionais.

“Vamos fazer uma espécie de dossiê com todas as declarações dele sobre os assuntos que nos são caros”, disse o advogado Paulo Fernando, do grupo Pró-Vida, ligado à Igreja Católica. “Dificilmente o nome dele será derrubado, mas ele precisa saber que estamos de olho”, disse.

Representantes do grupo católico esperam conseguir apoio especialmente de parlamentares ligados aos segmentos religiosos.

O nome do constitucionalista agradou aos ativistas gays, que o consideram “maravilhoso aliado da dignidade humana”. “Foi a melhor pessoa para a nossa comunidade”, diz texto de Toni Reis, secretário de Educação da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

A indicação de Barroso foi lida ontem no plenário do Senado. Ele terá de passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça, que deve ser realizada na metade de junho, e por uma votação no plenário. (MÁRCIO FALCÃO, JOHANNA NUBLAT e GABRIELA GUERREIRO)

Enviada por José Carlos para Combate Racismo Ambiental.

Comments (4)

  1. Deveriam se preocupar com a violência contra mulheres, com a pedofilia, com os impostos que as igrejas não pagam, com os menores abandonados e com a educação, saúde e segurança, deixando de se preocupar tanto com a sexualidade das pessoas.

  2. INCRÍVEL MAS ESTAVA PREVENDO ISSO..DEPOIS QUE ADMITIRAM AQUELE HORROR NA BANCADA DOS DIREITOS HUMANOS.. E TEM MAIS ELA DILMA QUE TEVE A MAIORIA DE VOTOS DO POVO QUE SE CUIDE PORQUE ESSES QUE SE DIZEM RELIGIOSOS TEM PARTE SIM MAS..COM O MAL.
    MAS SÓ O POVO PODE TIRAR NINGUÉM MAIS DEUS PODE…MAS O DIABO NÃO…..

  3. Existem alguns setores religiosos que acham que só aqueles que pensam como eles têm direito a falar e exercer cargos públicos. Isso é fundamentalismo, é ditadura. Viva a liberdade!!!!

  4. OS RELIGIOSOS DEVERIAM SE PREOCUPAR EM SALVAR VIDAS EM VEZ TE TEREM A PRETENSÃO DE SALVAR ALMAS.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.