Justiça suspende reintegração de posse da fazenda Buriti até dia 29. Vitória!

Fazenda Buriti. Foto: Vanderlei Aparecido
Fazenda Buriti. Foto: Vanderlei Aparecido

Por Paula Maciulevicius, em CampoGrandeNews

A 1ª Vara Federal de Campo Grande suspendeu a reintegração de posse da fazenda Buriti, dada ao produtor rural, Ricardo Bacha. A decisão, que saiu nesta segunda-feira, mantém suspensa a reintegração até o dia 29 de maio, quando uma audiência será realizada entre índios Terena e fazendeiros da região de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti.

Segundo a Funai, a audiência será na Justiça Federal com a presença de desembargadores de Mato Grosso do Sul e também do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, de São Paulo.

Para o coordenador do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), a suspensão diminui a tensão na região. “Uma vez que gera segurança jurídica para ambos lados, tanto índios como fazendeiros e abre-se uma possibilidade de um olhar a partir dos diretos dos povos indígenas”, comentou.

A 1ª Vara Federal de Campo Grande tinha determinado a reintegração de posse ao fazendeiro Ricardo Bacha, em tempo recorde, na última quarta-feira, no mesmo dia em que os índios terena invadiram a propriedade.

Pela decisão, a reintegração deveria ocorrer imediatamente. No entanto a Polícia Federal fez acordo com os índios e deu a eles o prazo de saída até sábado. O que não aconteceu.

No sábado, o Campo Grande News esteve no local e presenciou o clima de guerra[SIC]. Os indígenas estavam armados com porretes e facões e não permitiram a entrada da imprensa [SIC]. Já o domingo foi calmo e o grupo permanece na fazenda. Hoje, a Funai estima que eles estejam em mil Terena.

Quanto à fazenda Cambará, invadida na quinta-feira, os índios deixaram a propriedade no sábado.

Ontem cerca de 150 produtores rurais das fazendas da região protestaram na MS-060, na altura do Posto Global, para cobrar o cumprimento da reintegração de posse da fazenda Buriti. Com o apoio da Famasul, eles também questionam a atuação da Polícia Federal no caso.

Índios Terena ocupam desde maio de 2011, a fazenda 3R, também da família Bacha. A série de ocupações é parte da reivindicação dos 17 mil hectares da aldeia Buriti que estão na posse de fazendeiros e que foram identificados em 2011 como terras indígenas. Atualmente, cerca de cinco mil índios vivem em apenas 2,1 mil hectares.

Enviada por Natália Freire para Combate Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.