CE – Nota da CPT Ceará em solidariedade ao Pe. Djavan Fernandes e comunidades de Potiretama

A Comissão Pastoral da Terra Regional Ceará (CPT) vem a público manifestar seu apoio ao agente da CPT, companheiro Padre Djavan Fernandes, pároco de Potiretama – CE, diocese de Limoeiro do Norte e às comunidades deste município.

No último dia 04 de maio (sábado), a paróquia realizou a Romaria pelas Águas em Tempos de Seca, uma manifestação de todos os vitimados e vitimadas pela seca daquele município, para pedir ao Deus da vida coragem para superar este momento, mas também como forma de denunciar a falta de compromisso dos poderes públicos locais com as famílias que sofrem com esta seca prolongada.

Apesar da manifestação ser legítima, o poder público municipal, após a Romaria, tem tentado, imediatamente, desqualificar esta ação e as denúncias das comunidades em relação à falta de iniciativa da prefeitura diante da situação, inclusive possibilitando que água contaminada seja distribuída às famílias por carro-pipa, como denunciam reportagens veiculadas em TVs locais, como no CETV 2ª Ed, 24/04.

Uma forma de desqualificar também a manifestação é atacando publicamente ao Pe. Djavan Fernandes, que assumiu recentemente a paróquia e, como forma de dar visibilidade a inércia do poder público local, motivou as famílias camponesas a irem às ruas e cobrar medidas urgentes.

Registramos aqui a nossa solidariedade aos camponeses e camponesas que sofrem com a seca em todo o Nordeste e, de maneira especial, em Potiretama, agravada pelas perseguições de quem deveria tomar providências sérias e urgentes, ao mesmo tempo em que reiteramos nosso compromisso de, junto com as comunidades atingidas, exigir que os órgãos competentes garantam nossos direitos.

Enviada por Ruben Siqueira para Combate Racismo Ambiental.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.