PR – Presidente da Câmara pede que população trate mal os índios em Prudentópolis

Julio Makuch também se manifestou contrario à construção de uma casa de passagem

Redesul de Notícias

O presidente da Câmara de Vereadores de Prudentópolis, Julio Cesar Makuch (PSD), instigou em seu pronunciamento durante a sessão ordinária desta segunda feira (22) que a população do Município trate  mal os indígenas que passam periodicamente pela cidade. Makuch assinalou como sendo um problema para o Município, uma vez que eles ficam acampados nas proximidades do Posto de Saúde e que “uma ambulância pode atropelar uma das crianças indígenas que andam pela rua e causar um problema maior para o Município”.

O presidente disse ainda que procurou a Funai, com sede em Chapecó (SC), e que, segundo ele, o órgão abandonou os indígenas. “A Funai pediu para que Prudentópolis construísse uma casa de passagem para os indígenas, mas me manifestei completamente contrário, pois o Município tem outras prioridades na Educação e na Saúde”, afirmou o presidente.

Ainda de acordo com Julio Makuch, ele teria recebido a orientação da Funai para que a população não tratasse bem os indígenas, pois eles só permanecem por período maior nas cidades onde são bem tratados. “Faço um apelo para a população, para as pessoas que não querem que os índios permaneçam em Prudentópolis, não devem comprar artesanato, dar comida ou roupa para os índios, pois aí eles não ficam e em dois dias vão embora”, enfatizou. 

Conforme o presidente, ele teria abordado pessoalmente um indígena e teria pedido para que ele deixasse o Município, mas este índio teria lhe dito que somente iria embora depois de quitar uma dívida que ele (o índio) havia contraído em Prudentópolis. “O índio pediu que eu pagasse a geladeira que ele havia comprado. Nossos índios infelizmente estão ficando modernos, digo infelizmente porque a Funai está abandonando eles e eles têm que sair das aldeias para vender artesanato nas cidades”, ironizou o presidente.

Os índios foram retirados de Prudentópolis e foram levados para a aldeia, com sede em Manoel Ribas. “Resolvemos momentaneamente, mas espero que esta situação seja solucionada definitivamente”, disse Julio Cesar Makuch.

Compartilhada por Tsitsina Xavante.

Comments (1)

  1. Espero que este energúmeno nunca mais seja eleito, nem para síndico de prédio. Lamentável que existam vermes como esse.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.