Autointitulado skinhead posta foto agredindo morador de rua na Savassi

‘Homem’ que assume no Facebook ter agredido morador de rua posta fotos com suásticas, saudações nazistas e afirma: “Belo Horizonte é fascista”

Redação

1) A foto a seguir foi postada no Facebook de D. M. no dia 29 de março, com visibilidade pública. Nela, o responsável pelo perfil agride um suposto morador de rua com uma corrente pelo pescoço e descreve o acontecido.

“Quer fumar kraquinho? Quer? Em meio a praça pública cheio de crianças? ACHO QUE NÃO!”

Ao ser indagado por amigos da rede social sobre a presença de pessoas filmando a cena ao fundo, ele responde.

“Sim a praça inteira parou! hahaha” “Dei só um entimão no kracudo.”

Quando um outro amigo pergunta se ele irá chorar caso a polícia o pegue, a resposta é:

“Jamais… Em todas as vezes que fui detido por estar fazendo minha parte como cidadão, mantendo a conduta e o civismo, nunca tremi pros “home”, sempre q fui enquadrado pelos COP eu dava risada ou respondia olho no olho, tanto que em SP fui o único que levou spray de pimenta e socos quando vc me viu na TV, deve ser por que tenho mais atitude do que muitos por aí.”

No perfil de Facebook de D. M. há fotos de suásticas (uma inclusive desenhada sobre um salgado) e saudações nazistas. Nos comentários, ele usa a expressão white skins para falar dele e conhecidos. Em uma foto também postada por D. M., um grupo de quatro encapuzados picha uma suástica em um muro de Belo Horizonte e afirma: Belo Horizonte é fascista.

2) A equipe do naSavassi tomou conhecimento desta imagem nesta sexta, 5 de abril, através de postagens no Twitter de outros usuários criticando a foto. Procuramos responsáveis em diversos estabelecimentos comerciais no quarteirão, mas nenhum informou ter presenciado ou tido notícias do suposto caso de agressão.

3) Conversamos também com um morador de rua a um quarteirão do local. F., de 31 anos, contou que presenciou o ocorrido. Segundo ele, a agressão aconteceu no início da última semana de março.

Eu estava ao lado dele quando ele foi agredido. Ele foi pedir um cigarro para o rapaz, que já começou a descer a porrada. Fui até eu que falei pra ele pedir um cigarro pro cara”, alegou à nossa reportagem.

Ainda segundo o morador de rua, nada foi feito para conter a agressão.

“Preconceito aqui é mato. Tem gente que passa e cospe em você. E agressão costuma ter, mas o Centro é mais perigoso”, contou.

4) A 4ª Cia da Polícia Militar, responsável pelo policiamento da Savassi, afirmou que não tem registro de boletins de ocorrência sobre qualquer agressão envolvendo morador de rua na Savassi nas últimas semanas.

5) O naSavassi enviou uma mensagem para o suposto agressor e recebeu a seguinte resposta:

“Não tenho NADA a dizer a vocês da mídia, aonde claro, sempre vão distorcer tudo. Não me procurem mais, não terão a entrevista para vender suas mentiras com seus jornaizinhos baratos cheio de sangue.”

6) Em um dos comentários públicos, D. M. afirma conhecer um dos responsáveis pelo trote tido como racista na Escola de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Um outro amigos de D.M. na rede social citam o Movimento Pátria Nossa de São Paulo, um grupo pró-nazista.

Enviado por Pádua Fernandes Guarani Kaiowá para Combate Racismo Ambiental.

 

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.