Procuradoras e defensor visitam Quilombo de Santana no Rio de Janeiro

Em encontro no Quilombo de Santana, na cidade de Quatis (RJ), nessa sexta-feira (22), representantes do Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública da União (DPU) conheceram os anseios da comunidade diante da luta fundiária e da preservação do patrimônio histórico. Os visitantes inspecionaram denúncias de fraude em aplicação de verbas federais nas reformas das casas do quilombo e foram até a nascente que abastece o local, atualmente cercada para utilização na criação de gado, fato que a tornou imprópria para consumo.

Na ocasião, fizeram também visita guiada à Capela de Nossa Senhora de Santana, erguida em 1867, e conheceram a escola do quilombo, cuja tradição diz ter sido construída sobre as ruínas de uma senzala. Ali, o Centro Universitário Volta Redonda fez o pré-lançamento do documentário Voz Quilombola, no qual os moradores contam sua história. O defensor público federal José Roberto Fani Tambasco, que atua no 2º Ofício Regional Cível e Previdenciário do núcleo do Rio de Janeiro, participa falando da luta da comunidade. O vídeo em breve será divulgado nacionalmente.

“O trabalho da DPU é agregar forças para a defesa dos direitos das comunidades tradicionais. Em breve estaremos lançando um fórum permanente das comunidades quilombolas do sul do Estado do Rio de Janeiro, quando esperamos contar com as sete comunidades dessa região, assim como com representantes institucionais públicos e não governamentais”, disse o defensor.

Representaram o MPF as procuradoras da República Isabela Brant, de Resende, Marcela Harumi, de Volta Redonda, e também a antropóloga Betânia Duarte, além de outros servidores.

Assessoria de Imprensa
Defensoria Pública da União

Comments (2)

  1. Os estudos sobre Santana são sérios e embasados, realizados por profissionais competentes. Isto não é assunto para leigos.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.