A Guerra de Cabral contra 20 índios: Aldeia Maracanã cercada desde as 3 horas e sendo atacada com gás pímenta etc

Cobertura ao vivo na Record: http://pctvonline.com.br/canal/record-rj.html – TOTALMENTE TENDENCIOSA, MAS DÁ PARA ACOMPANHAR, SE A GENTE NÃO VOMITAR COM OS COMENTÁRIOS

Notícias esparsas em ordem cronológica:

– Aldeia cercada às 3 horas da manhã: 12 carros e 20 motos. Não respeitaram horário legal e começaram a jogar gás pimenta do prédio ao lado

– A casa ta caindo, to aqui na oca sozinho. Ouco explosoes e muitos gritos. Divulguem meu apelo por favor. (o teclado aqui ta em espanhol, por isso nao tem acentos, perdoe-me). Deslogando.

– ATENÇAO: Venham de metro ou trem. A Radial Oeste esta BLOQUEADA!

– Máquinas fotográficas estão sendo tomadas. Violência começou do lado de fora. Spray de pimenta e gás. Espalhando apoiador@s na marra!

– 6:18 – TROPA DE CHOQUE AGREDINDO CIDADÃOS EM FRENTE À ALDEIA MARACANÃ AGORA!!!

– Chegaram dois blindados e a situação nao será pacífica. Blindados contra 20 índios? Guerra? Nao!

– 6:30 – A Record está cobrindo ao vivo!  – http://pctvonline.com.br/canal/record-rj.html

– Atenção: cobertura totalmente canalha!!! Apoiadores são provocadores subversivos! Segundo a própria Record estão sendo afastados com balas de borracha e agressão.

– ESTÃO ESPERANDO O OFICIAL DE JUSTIÇA PARA ENTRAR!

– Polícia, Bombeiros e ambulâncias presentes.

Rossana Pinheiro: "Essa foto eu tirei ontem por volta das 23Hs. Esse anjinho está dentro da Aldeia Maracana e a tropa de choque já jogou bomba de gás lacrimogênio"

7 horas – Alguns indígenas começam a sair por uma escada, colocada junto ao muro, após aparente negociação com a Tropa de Choque. Mas a maioria continua do outro lado, junto ao muro, armados de arco e fecha e deixando claro que continuam a resistir.

– Marcelo Freixo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, tenta negociar com a tropa de choque, oficial de justiça e manifestantes.

 

Enquanto Freixo tenta negociar de todas as formas e impedir violência, Polícia isola área enquanto chegam mais reforços

– Palavras do Juiz de Direito João Batista Damasceno, membro da AJD – Associação Juízes para a Democracia, acerca do que está acontecendo neste momento na Aldeia Maracana:

“Batalhão de Choque está neste momento na Aldeia Maracanã para invasão do local. Não se trata de execução da liminar deferida ao Estado, pois esta haveria de ser cumprida por Oficial de Justiça durante o dia. Trata-se do terror do Estado nazi-fascista contra as populações originárias”.

– Batalhão de Choque, com mais de 100 homens, se posiciona para invadir à força a Aldeia Maracanã. Índios ainda resistem pacificamente.

Comments (1)

  1. Sou carioca e assisto com lágrimas,estarrecida,envergonhada indignada o q está acontecendo nesta cidade, neste Estado e neste País. Por 2 ou 3 vezes me foi solicitado que assinasse contra destruição desse Espaço um pedaço sagrado da nossa cultura, INVIOLÁVEL.. tentei acompanhar tal evolução, soube de alguns atos públicos, mas sempre depois de ocorridos. Infelizmente a população não consegue se articular .. e vamos paulatinamente perdendo tudo que havia de bom, nesta cidade, entregando aos golpistas [os quais se intitulam políticos], o que há de melhor, antigo tradicional belo e simples – o nosso verdadeiro patrimônio – por aquilo q há de mais abjeto [interesses escusos] e, assim, recebendo SEMPRE o q há de pior. Os índios são e sempre serão os verdadeiros donos dessa terra, invasores somos todos nós. Erros perpetrados durante séculos deveriam ser pelo menos reconhecidos. Deveríamos reverenciar o que resta desses maravilhosos povos. Respeitar seus espaços, sejam eles quais forem é o mínimo que deveríamos orgulhasamente fazer. Que se danem as olimpíadas, que se dane a politicagem, fóra a ignorância, fóra a violência, Devolvam-se este Centro Museu Referência desses poucos representantes da nossa verdadeira nação. Que sejam os ìndios reintegrados com todas as honrarias ao espaço que é deles por direito MILENAR.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.