UFMG – Trote gera polêmica com fotos de saudações nazistas e racismo

Trote do curso de Direito da UFMG (Reprodução da internet)

O Globo

RIO – Uma menina com tinta preta pintada no corpo carrega uma placa com o texto “Caloura Chica da Silva”. Mesmo tentando esconder o rosto com o cabelo, ela aparece acorrentada e é puxada por outro colega que sorri. Essa é a cena de uma das duas imagens postadas no facebook nesta segunda-feira (18) do trote do curso de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais e que estão provocando revolta nas redes sociais.

Na outra imagem postada três estudantes aparecem fazendo a saudação nazista anauê ao lado de um rapaz amarrado a pilastra. Um dos rapazes chega a ter pintado no rosto um bigode parecido com o de Hitler. As fotos já têm mais de dois mil compartilhamentos nas redes sociais.

O autor das imagens ainda é desconhecido, mas estudantes de Direito confirmaram que as cenas vistas ocorreram durante o trote realizado na última sexta-feira e os estudantes que aparecem nas imagens seriam alunos do segundo semestre, responsável pela organização do trote. Os alunos que aparecem nas fotos, no entanto, ainda não foram identificados.

De acordo com os alunos de Direito, os responsáveis pelo Centro Acadêmico do curso convocou uma reunião para hoje à noite para falar sobre o que ocorreu no trote e para evitar que o episódio se repita.

— Nossa posição é de total repúdio ao machismo, racismo e homofobia — disse Leonardo Custódio , vice-presidente do Centro Acadêmico de Direito, ao dizer que a entidade não participou da organização do trote.

A Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (Anel) junto com o Movimento Mulheres em Luta (MML) está chamando para amanhã outra reunião para discutir propostas de combate ao trote violento.

— Essa é uma prática recorrente, desta vez escancarou. Mas a prática do trote maxista, homofóbico é recorrente — disse Juliana Rocha, estudante Veterinária e integrante da Executiva Nacional da Anel.

Procurada pelo GLOBO, a UFMG disse que está investigando os fatos e ainda não está se pronunciando sobre o caso.

Compartilhada por Vanessa Rodrigues.

http://oglobo.globo.com/educacao/trote-gera-polemica-com-fotos-de-saudacoes-nazistas-racismo-7872196#ixzz2NvJEbnKc

Comments (3)

  1. Que pena que nossos futuros mestrados antes mesmo de entrarem em uma faculdade(se é o lugar deles?)… Chegam tao carregados de novidades já vencidas à muito tempo… Pena que suas mentes são tão férteis para atitudes tao mesquinhas e sem êxodo em prol do próximo, dos seus descendentes e de se mesmo… Toda via faculdades são lugares de pensadores revolucionários e pessoas de auto nível intelectual, mas o trote parece ser o passaporte para o diploma nas grandes faculdades e universidades, e um sonho para mentes pequenas que já sonha em entra em uma faculdade de quem já ta estudando em realizar essa atitude… Esses ¨ditos¨ jovens querem se enterrar antes mesmo de cavar sua própria cova! Encima de passados tao sombrios no qual eles não tem nem noção do que muitos sofreram e tentam entra em uma nova era de mentes brilhantes que pelo visto exite alunos ainda de mentes preocupantes e sem conteúdo… Lamentável… Punição a (UFMG) e a esses alunos tirados dos estábulos…

  2. Trote Racista X Nazista na UFMG
    É chocante ver o comportamento dos estudantes da Faculdade de Direito da UFMG em relação aos calouros da própria instituição. Em pleno século XXI, somos obrigados a presenciar cenas de momentos escabrosos da história da humanidade, como a escravidão e o nazismo, nos quais a intolerância, o preconceito e o desrespeito aos direitos humanos corriam solto e o descaso com a vida humana era norma do dia.
    O mais chocante é que as imagens foram feitas nas dependências de uma faculdade federal (paga com o seu, o meu, o nosso suado dinheirinho, recolhido pelo governo por meio de muitos impostos).
    Os jovens em questão, alunos de uma prestigiosa Faculdade de Direito Federal (UFMG), futuros advogados, juízes, promotores de justiça, “defensores públicos”, portando-se como verdadeiros carrascos, humilhando suas vítimas e submetendo-as a uma situação horrorosa. Eles não estavam “fardados” como os guardas da SS nazista, mas em que medida isso ameniza o sofrimento e a humilhação de suas vítimas, que amarradas e acorrentadas, estavam impotentes a seus captores??
    Onde estão o Ministério Público Federal/Estadual, a Defensoria Pública de Minas Gerais, a sempre atenta Ordem dos Advogados do Brasil, que em breve estará admitindo essas “pessoas” em seus quadros como advogados??
    Qual será o comportamento dessas pessoas daqui a alguns anos, quando profissionais do direito formados que serão, se depararam com pessoas portadora de necessidades especiais, minorias, idosos e necessitados de um modo geral??
    Que sociedade nos sucederá?? Que Deus tenha pena de nós, porque isso representa o que de pior a humanidade já produziu!!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.