Com Chávez MST erradicou analfabetismo em assentamentos no MA

Por Reynaldo Costa, Da Página do MST

Em uma única experiência foram 1.236 Sem Terra alfabetizados em um Projeto envolvendo Cuba, Venezuela, o MST e a ajuda do governo do estado do Maranhão.

O governo da Venezuela, comandado por Hugo Chávez, teve como uma de suas principais conquista a superação do analfabetismo em seu país por meio do método cubano de alfabetização “Sí, yo puedo” (Sim, eu posso!). E esse foi o método utilizado pelo MST no Maranhão numa importante parceria na luta contra o analfabetismo.

No ano de 2006 uma pequena experiência foi realizada em dois assentamentos do MST no município de Açailândia. A eficácia do método levou o MST a construir um projeto piloto bem mais amplo, ao se consolidar uma experiência entre o Movimento, o governador do estado na época, Jackson Lago, o governo cubano e o próprio governo da venezuelano.

O projeto previa alfabetizar 1560 jovens e adultos de acampamentos e assentamentos do MST no estado em seis meses. O programa atingiu dados positivos e 86% dos matriculados foram alfabetizados no tempo previsto.

Cuba participou da parceria oferecendo e acompanhando pedagogicamente o projeto. A Venezuela custeou a produção audiovisual de quase 50 tele-aulas, o governo entrou com equipamentos e infraestrutura e o MST doou cerca de 200 militantes para se tornarem alfabetizadores e cair em campo ajudando o povo do Maranhão a enfrentar essa realidade.

Território livre do analfabetismo

Ao longo desses seis meses, quatros assentamentos foram decretados pela Secretaria de Estado da Educação como “Território Livre de Analfabetismo”. Em nenhum outro canto no Maranhão conseguiu tal feito. Mas o compromisso dos movimentos sociais comprometido com o ser humano, principalmente os mais pobres, mostrou que o analfabetismo é sim um “monstro”, mas ele pode ser derrotado.

O Assentamento Balaiada com 150 famílias, em Nina Rodrigues, norte do estado, é um desses “Território Livre do Analfabetismo”.

Depois da experiência o MST junto com o governo do estado mapearam todos os assentamentos e acampamento no Maranhão e estavam construindo um programa que alfabetizaria em dois anos mais de oito mil trabalhadores rurais. Mas após a queda de Jackson Lago, a governadora que assumiu, Roseana Sarney, não levou o projeto adiante.

“Sí yo puedo”

O método, “Sim eu posso” foi criado em Cuba nos anos 70 e lá erradicou o analfabetismo. Depois que Chávez chegou ao governo da Venezuela, o método se espalhou para outros países na América Latina.

Os dados da UNESCO mostram que Venezuela, Equador, Bolívia também já superaram esse problema social. Veja a comparação do índice de analfabetos com outros países do mesmo continente: Haiti: 45,2%, Brasil: 30%, Honduras: 20%, Peru: 10,4%, Paraguai: 5,4%, Chile: 3,2%, Uruguai: 2%, Venezuela: Erradicado Equador: Erradicado, Bolívia: Erradicado, Cuba: Erradicado.

Enviada por José Carlos para Combate ao Racismo Ambiental.

http://www.mst.org.br/Com-Chavez-MST-erradicou-o-analfabetismo-em-assentamentos-no-Maranhao#.UTebD19CpiA.gmail

Comments (1)

  1. Gostaria de obter mais detalhes sobre esse método de alfabetização. De antemão me agrada muito a mensagem embutida no título cubano, SIM, EU POSSO , porquê denota uma mensagem de autonomia ,, espero que construida em uma visão anti-assistencialista da educação. É preciso construir a autoconfiança no educando desde a criança e mesmo, restaurala no adulto.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.