50 tons de Preta

Por Luiz de Jesus

A situação da mulher negra no Brasil de hoje manifesta um prolongamento da sua realidade vivida no período da escravidão com poucas mudanças, pois ela continua em último lugar na escala social e é aquela que mais carrega as desvantagens do sistema injusto e racista do país.

A mulher negra ao longo de sua história foi a “espinha dorsal” de sua família, que muitas vezes constitui-se dela mesma e dos filhos. Quando a mulher negra teve companheiro, especialmente na pós-abolição, significou alguém a mais para ser sustentado. O Brasil, que se favoreceu do trabalho escravo ao longo de mais de quatro séculos, colocou à margem o seu principal agente construtor, o negro, que passou a viver na miséria, sem trabalho, sem possibilidade de sobrevivência em condições dignas. 

Com o incentivo do governo brasileiro à imigração estrangeira e à tentativa de extirpar o negro da sociedade brasileira, houve maciça tentativa de embranquecer o Brasil. A mulher negra, portanto, tem que dispor de uma grande energia para superar as dificuldades que se impõe na busca da sua cidadania. Poucas mulheres negras conseguem ascender socialmente. Contudo, é possível constatar que está ocorrendo um aumento do número de mulheres negras nas universidades e em posições estratégicas nas empresas nos últimos anos.

Talvez a partir desse contexto se possa vislumbrar uma realidade menos opressora para os negros, especialmente para a mulher negra. Ainda há uma grande dificuldade da sociedade brasileira em assumir a questão racial como um problema que necessita ser enfrentado. Enquanto esse processo de enfrentamento não ocorrer, as desigualdades sociais baseadas na discriminação racial continuarão, e, com tendência ao acirramento, ainda mais quando se trata de igualdade de oportunidades em todos os aspectos da sociedade.

A discriminação racial na vida das mulheres negras é constante; apesar disso, muitas constituíram estratégias próprias para superar as dificuldades decorrentes dessa problemática”.

Penso ser mais do que merecido, este painel simbólico que tem o objetivo de homenagear as mulheres negras de todas as gerações, nossas verdadeiras GUERREIRAS.

Meu desejo é que em 2013, o Brasil possa ser um país 100% inclusivo e que a promoção da igualdade racial, seja uma política prática e efetiva e que a população negra deixe de ser apenas um número quantitativo.

Compartilhado por Rafael Pataxó.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=486274958102150&set=a.475247955871517.106318.211129372283378&type=1&comment_id=1290481

Comments (2)

  1. Muito mais que esta linda homenagem é sensibilidade desse grande Poeta em detectar a luta de tantas guerreiras negras, cada qyal de maneiras diferentes mas gurreiras sim. Obrigada Luis, que só pode ser de Jesus. Bjs.

  2. Essa análise e olhar do poeta Luiz de Jesus proporciona a reflexão sobre a mulher negra, guerreira e batalhadora que desde a escravidão vem transpondo barreiras e conquistando seu lugar. Também desejo mais oportunidade de igualdade de gênero e raça!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.